Frota do Norte detona minas
no Golfo de Ob
A unidade de varredura de minas criada pela Frota do Norte da Marinha russa deu início à destruição de objetos explosivos na região do Golfo de Ob, no Mar de Kara, proximo ao Ártico.
Parte de uma peça de artilharia encontrada pela unidade foi desmantelada no último dia 16. Um escafandrista a serviço do rebocador Pamir plantou uma carga explosiva e a peça foi então detonada. A previsão é de que amanhã mais dois dispositivos sejam destruídos.
A unidade da Frota do Norte começou a busca e eliminação de objetos explosivos no último dia 15. Os navios designados são o rebocador Pamir, o navio oceanográfico Senezh, e o navio de abastecimento Sergei Osipov. As embarcações partiram da Baía de Kola para o Mar de Kara no dia 10 desse mês. Os trabalhos continuarão até que se forme gelo no local.
Segundo informações de arquivo, o submarino alemão U-639 plantou minas magnéticas no Mar de Kara no início de agosto de 1943. Atualmente, esses explosivos representam uma ameaça à navegação na área. Sendo assim, a unidade concentra esforços nas rotas navegáveis do Golfo de Ob.
O trabalho de varredura no Golfo foi iniciado pela Marinha russa em agosto de 2011. A região de 200km quadrados passou a ser aberta para navegação desde então. Ao todo, 24 explosivos já foram encontrados e destruídos.
FONTE: Naval Today