Marinha iraniana já escoltou 1600 navios no Golfo de Aden
O comandante da Marinha iraniana, contra-almirante Habibollah Sayyari, declarou na última terça-feira que as forças navais do Irã escoltaram até então 1600 embarcações com bandeira do país no Golfo de Aden.
“Até agora, acompanhamos 1600 navios, e se não os protegermos, as importações e exportações cairão, e poderemos enfrentar uma crise econômica”, afirmou o comandante.
“Hoje, temos orgulho do fato de termos construído um destróier, e de levarmos esse destróier a outros países para mostrar que detemos essa tecnologia”, disse o contra-almirante se referindo ao Jamaran, primeiro destróier de fabricação doméstica, lançado em 2010.
O navio, de 94 metros de comprimento e 1500 toneladas, é capaz de transportar helicópteros e é equipado com torpedos e radares elétrônicos. O destróier é capaz de enfrentar inimigos, no ar, na superfície e submersos.
Em setembro do ano passado, Sayyari anunciou que o segundo destróier fabricado no Irã deve se juntar à frota em breve. O contra-almirante disse ainda que o Jamaran II (Velayat) seria mais avançado e bastante diferente de seu antecessor.
Em entrevista concedida à Fars News Agency, o vice-comandante da Marinha do Irã, contra-almirante Abbas Zamini, declarou que cerca de 70% da construção do novo destróier estava concluída, e afirmou esperar que o navio seja lançado até o final do ano pelo calendário iraniano – até 20 de março de 2013.
Zamini também anunciou na ocasião, que o Irã planeja construir mais 10 destróieres com projeto nacional além do Jamaran e do Velayat.
FONTE: Theran Times