O secretário americano da Defesa, Leon Panetta, disse nesta quarta-feira que os Estados Unidos enviarão mais cedo um segundo porta-aviões ao Oriente Médio diante das “ameaças” por parte do Irã e do agravamento do conflito na Síria.

USS John Stennis e seu grupo de navios chegará em breve ao Oriente Médio, quatro meses antes do previsto, para auxiliar o porta-aviões Eisenhower, atualmente no Mar da Arábia. Os Estados Unidos tem um terceiro porta-aviões na zona, o Enterprise, exatamente no Golfo Pérsico.

Durante uma visita ao John Stennis em sua base no estado de Washington (Pacífico), Panetta garantiu que o rápido envio do porta-aviões atende a “numerosas ameaças no Oriente Médio”. “Obviamente, o Irã é uma destas ameaças (…) e devemos nos assegurar de que estamos preparados para enfrentar qualquer coisa que possa emergir”, disse Panetta à imprensa. “Em segundo lugar, há uma revolta na Síria, que obviamente estamos seguindo de perto também”.

O Irã já ameaçou, em diversas ocasiões, a fechar o estreito de Ormuz, por onde passa mais de 30% do tráfego marítimo de petróleo do planeta, diante da pressão internacional contra seu programa nuclear.

Na segunda-feira, o presidente americano, Barack Obama, ameaçou intervir militarmente na Síria caso o governo em Damasco utilize armas químicas contra os rebeldes. Obama explicou que até agora não ordenou uma intervenção militar, mas alertou que os Estados Unidos estão “monitorando a situação cuidadosamente” e elaboraram diversos planos de contingência.

FONTE: Terra Notícias

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments