Vale vende dez navios comprados entre 2009 e 2010
A Vale anunciou, nesta sexta-feira, a venda de dez navios por 600 milhões de dólares. De acordo com comunicado, haverá o afretamento posteriormente das embarcações pela mineradora.
A Vale comprou os navios entre os anos de 2009 e 2010 e cada um deles tem capacidade aproximada de 300.000 toneladas.
Segundo a companhia, a transação faz parte dos esforços de otimização de portfólio de ativos, que tem como finalidade a melhora na alocação de capital e o reforço no balanço financeiro da companhia.
“Além de liberar capital, a transação preserva a capacidade da Vale de transporte marítimo de minério de ferro, com os navios à disposição, mas eliminando os riscos de propriedade e operação”, afirmou a Vale, em comunicado.
Os navios vendidos serão afretados de volta pela Vale por meio de contratos de afretamento de longo prazo com a Polaris.
FONTE/FOTO: Exame/Agência Vale
COLABOROU: P. H. A. da Costa Santos
A pergunta é simples: Esta polaris é constituida de capital nacional ou é mais uma extrangeira sendo beneficiada com dinheiro de BNDS quer dizer do dinheiro do contribuinte brasileiro?
Aqui vai uma dica
http://www.polaris-shipping.com/fleets/fleets.asp
A polaris coreense meramente comprou os navis nada a ver com BNDS ou afins
obvio que de nacional nem o nome
Esses navios não tinham nada de nacionais, nem as tripulações, sempre foram registrados lá fora, financiados la fora, tripulados por pessoal la de fora. Mesmo tendo sido um risco alto e de certa forma uma c!@$!da a empresa não é tão louca assim pois as coisas aqui são feitas para serem assim, ou seja, registrar os navio la fora mesmo. Cabe registrar que esses 30 milhões de navios de cerca 400.000 toneladas de capacidade de carga sao quase todos 100% gringos a empresa apenas afretou os cascos com contratos de logo, muito longo prazo. Praticas normais na navegacao, ou se… Read more »
Alguns eram deles Zé a maioria afretada, como o Vale Beijing (STX), mas eh o tal negocio alem de acabar om um armador que navegava .. la no passado com navios brasileiros e bandeira brasileira (Docenave) não colocou nenhum “dos dela” com bandeira e guarnição brasileira e agora vende e depois afreta os msmos … Coisas assim so conheço um pais que faz isso a Republica Democratica quase seria da Banania … Poder naval não eh so “destrioers” (sic) de 25.000,3345,45 t. nao … se bem que tem gente que eventualmente pode falar “Ahhh, mas o Rafale leva 430.000 t.… Read more »
MO, levar não leva, mas garante a entrega……
kkkkkkk, nao discordo, mas sacume neh .. tem gente que se marcar fala … kkkkkk
De onde é esta Polaris?
Ostra, eis aí um fruto de modelo de privatização tucana? O que o País leva? Nada.
MO disse: 31 de agosto de 2012 às 14:05 Prezado MO, Para dirimir uma questão conceitual, peço licença, os navios mercantes não fazem parte do Poder Naval, exceto se estiverem mobilizados (situação de guerra). Fazem parte do Poder Marítimo. “O Poder Marítimo de uma nação pode ser definido como a capacidade que esta tem de utilizar o mar em benefício de sua soberania e de seus interesses nacionais. Ao Poder Naval, componente militar do Poder Marítimo, compete prover a segurança dos demais componentes deste poder, em tempo de paz ou de guerra.” Em: http://www.naval.com.br/blog/tag/atlantico/#axzz25AJ2zido Consta da Doutrina Básica da Marinha.… Read more »
GHz Perfeito, o que aconteceu foi como não sou de escrever coisas muito longas foi neste sentido que eu quis dizer somado ao poder maritimo, mas enfase neste detalhe. Sorry por ter mau me expressado por preguiça, mas perfeita intervenção. Como é de dominio do pessoal antigo o conjecimento da minha NÃO aptidão para intelecto (leia-se burrinho mesmo)
Mas que bela pechincha:
10 X navios, anos de 2009 e 2010, +/-300.000 ton/cada = 600 milhões USD