Navio-Patrulha ‘Macaé’ é transferido para o setor operativo da Marinha do Brasil

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O Navio-Patrulha (NPa) Macaé foi transferido hoje do Setor do Material para o Setor Operativo da Marinha em cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, no Cais Sul Interno do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ), às 14h.

O NPa Macaé, primeiro navio da classe, teve o Batimento de sua Quilha em 24 de novembro de 2006, após assinatura do contrato de construção entre a Diretoria de Engenharia Naval (DEN) e a Indústria Naval do Ceará S.A. (INACE), sendo incorporado à Armada em 9 de dezembro de 2009. Após o período de avaliações e testes de mar realizados em 2010 e 2011, o navio agora está subordinado ao Comando de Operações Navais.

O Macaé recebeu este nome em homenagem à cidade do litoral fluminense, importante pólo de apoio à exploração de petróleo no Brasil. O navio desloca (pesa) 500 toneladas, possui 55,6 m de comprimento, está armado com um canhão de 40mm e duas metralhadoras de 20mm, atinge a velocidade de 21 nós.

Realizará inspeções navais, atividades de patrulha e de salvaguarda da vida humana no mar, com o propósito de defender os interesses estratégicos do País e contribuir para aumentar a segurança do tráfego aquaviário nas Águas Jurisdicionais Brasileiras (AJB).

A ideia da construção do NPa Macaé surgiu em 2005. A construção do navio deveria ocorrer em estaleiro nacional, com transferência de tecnologia, a partir de um projeto já existente e consagrado.

Sendo assim, o projeto do Navio-Patrulha francês Classe Vigilante 400 CL54 foi escolhido e, em julho de 2006, a INACE venceu a concorrência e celebrou o Contrato de Transferência de Tecnologia e Assessoria Técnica com o estaleiro francês Construction Méchaniques de Normandie (CMN). O NPa Macaé é o primeiro da série de 27 navios da classe planejados para construção no Brasil.

O segundo navio da classe, NPa Macau, também construído pelo estaleiro INACE, será seguido por mais 5 unidades do segundo lote, encomendado ao estaleiro EISA, do Rio de Janeiro.

Abaixo, fotos inéditas do interior do NPa Macaé.


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