Visão rara durante o exercício KAKADU 2012
Um dia ensolarado na baía de Darwin, no litoral norte da Austrália, fez o cenário perfeito para uma visão rara durante o exercício KAKADU 2012 – o navio de abastecimento auxiliar HMAS Sirius, da Marinha Real Australiana, lado a lado com o navio de abastecimento HMNZS Endeavour, da Marinha Real da Nova Zelândia, recebendo o combustível que será usado pelos navios participantes das atividades.
A imagem incomum de dois grandes navios de Marinhas diferentes ligados, demonstra como o KAKADU 2012 colabora para desenvolver a capacidade das forças navais da região do Pacífico de trabalharem juntas. Quinze navios e cerca de 2 mil militares de sete nações da região do Pacífico partiram da baía de Darwin no último domingo para realizar o exercíco.
O comandante da frota australiana, contra-almirante Tim Barrett, afirmou que o KAKADU é o exercício multilateral mais importante da Marinha Real australiana previsto para esse ano.
“Estamos muito animados em receber as nações participantes para essas manobras, e tenho certeza de que todos os envolvidos terão grandes benefícios com o KAKADU”, disse o contra-almirante.
Forças navais da Austrália, Brunei, Japão, Nova Zelândia, Cingapura e Tailândia darão ênfase aos aspectos da guerra marítima comuns a todos os participantes. Ao longo dos 19 dias de exercício – de 29 de agosto a 14 de setembro – haverá treinos e atividades de capacitação, prática com armamentos, e também exercícios de combate e segurança marítima.
O objetivo do KAKADU é desenvolver interação nas operações navais, e um ambiente de cooperação regional. “Essa é uma oportunidade valiosa para a Marinha real australiana desenvolver capacidades operacionais e habilidades em um ambiente de coalizão”, disse o contra-almirante Berrett.
A Marinha australiana será representada pela fragata classe Adelaide HMAS Darwin, as fragatas classe Anzac HMA Perth e Warramunga, dois navios caça-minas – HMA Gascoyne e Huon, e o navio de abastecimento HMAS Sirius. Aeronaves da Real Força Aérea aurtraliana também participarão do exercício.
FONTE: Naval Today