Por que a MB decidiu por novas corvetas Barroso?
A MB pretende adquirir um lote inicial de 5 escoltas de 6.000t, mas os custos de obtenção de tais meios são bastante elevados e precisam de grandes financiamentos internacionais.
O Governo Federal pretende incentivar a indústria nacional, contudo não parece disposto a desembolsar grandes orçamentos para as FFAA no curto prazo. Um navio de escolta novo custa entre US$ 700 milhões e US$ 1 bilhão.
Em breve, as fragatas da classe “Greenhalgh” precisarão ser substituídas e a MB pretendia, em caso de atraso na entrada em serviço desses novos navios de escolta, obter até 4 navios por meio de compras de oportunidade.
O Livro Branco de Defesa Nacional prevê a possibilidade de aquisição, por oportunidade, de meios navais modernos, ou seja, aqueles com até 20 anos de idade.
Diferente do que ocorria até uma década atrás, hoje não se tem navios de escolta disponíveis para venda com vida residual satisfatória e com menos de 20 anos de sua incorporação.
Navios de escolta como os britânicos do Tipo 23, os alemães do Tipo 123, os franceses da classe “La Fayette” ou mesmo os contratorpedeiros da classe “Arleigh Burke” que se enquadrariam nas necessidades da MB, não estão disponíveis para venda.
A solução para a MB foi buscar um meio naval, que pudesse ser construído em estaleiros nacionais e cujo custo de aquisição não ultrapassasse os US$ 350 milhões. Dessa forma, a MB solicitou autorização para construção de 4 novas corvetas da classe “Barroso”.
Após aleitura do texto uma constatação e uma pergunta:
A constatação: O Prosuper segue o caminho do FX 2
A pergunta: As T 123 Alemãs não estarão dispononiveis em breve??
Grande abraço
As “122s” é que darão baixa em breve, a partir de 2016, mas então terão mais do que 30 anos !!
abraços
“The great admiral Dalton”, obrigado por corrigir este ignorante naval, realmente estava a falar da T 122, mas as últimas 04 não são um pouco mais novas????
Grande abraço
Serão quatro Barroso Improved ??
O Felipe Salles diz que serão cinco….. se não me engano o Padilha também…. mas posso estar errado !!
E outra coisa, até terminarem os estudos das modificações necessárias, aprovarem o projeto, arranjarem um estaleiro “parceiro” ….. liberarem a grana, se formarem os engenheiros e treinarem os funcionários….os mesmos obterem o expertise necessário…. já vai estar na hora de aposentar as novas escoltas, que já estarão velhas…. em 2075 d.c……
Estou sendo muito otimista ??
Sds.
Destas ultimas 4, duas foram comissionadas em 1984 uma em 1989 e
uma em 1990, o que significa que em 2016, terão 32 27 e 26 anos, aquém do que a MB deseja…note que até mesmo os “Parás” chegaram com menos de 24 anos por aqui.
Logicamente estes 4 ultimos navios não deverão ser os primeiros a serem descomissionados, então nenhum deles deverá ter menos de 30 anos quando derem baixa.
Situação complicada…
abraços Juarez
Eu diria que 2075 DC tu estás sendo um pouco otimista…. Melhor chamar Tio Samuel Wilson e perguntar: Tio, tio, aquelas 04 Burkes o senhor empresta para nós, pois se não vamos ficar sem marinha de superficie. Mas como dira a grandioso colega forista e waffen Pt Gilberto Rezende, a culpa disto tudo é da FAB, da Veja, do PIG, dos Folha de SP, da “dereita” e e bla bla bla , enquan to isto na BNRJ um certo Almirante sonha com Sub Nuc, NAE de 65.000 tons, escoltas de 6.000 tons …. ahhh ia me esquecendo, a maior de… Read more »
altonl disse: 17 de setembro de 2012 às 0:08 Destas ultimas 4, duas foram comissionadas em 1984 uma em 1989 e uma em 1990, o que significa que em 2016, terão 32 27 e 26 anos, aquém do que a MB deseja…note que até mesmo os “Parás” chegaram com menos de 24 anos por aqui. Logicamente estes 4 ultimos navios não deverão ser os primeiros a serem descomissionados, então nenhum deles deverá ter menos de 30 anos quando derem baixa. Situação complicada… abraços Juarez Read more: http://www.naval.com.br/blog/2012/09/16/por-que-a-mb-decidiu-por-novas-corvetas-barroso/#ixzz26h2XSGyt Dalton, obrigado pelas infos detalhadas sobre as T 122, reamente, como diria o… Read more »
Esqueça o Tio…ele só tem fragatas de 30 anos para oferecer e nunca achei nada de concreto sobre aqueles 4 ABs de 9000 toneladas que
supostamente nos foram oferecidos.
A US Navy, se o Congresso deixar, quer se livrar de 4 Cruzadores em 2013 e outros 3 em 2014, evitando assim gastos com modernização e preparando terreno para os 3 Zumwalts e 4 novos ABs que serão comissionados ou ao menos entregues entre 2014 e 2018.
Não imagino nenhum destes Cruzadores vindo para cá…aliás, não imagino nem como preencheriamos metade dos 122 silos de misseis.
Boa noite Juarez !
daltonl,
Em se tratando de Brasil e Atlântico Sul, necessitamos realmente ocupar somente 12 silos, os demais fazemos rodízio.
Hoje eu estou inspirado…
Aqueles 4 Ticos Baseline 0, eram 5 mas um deles sinkex, em que por alguma razão orçamentária misteriosa; não é possível instalar VLS.
Poderiam manda-los p/ cá, na falta de algo mais adequado.
É só retirar os reparos Mk-26 e trocá-los pelo RAM ou por algum reparo Mk-29 de 2ª mão.
Serão os Sea Sparrows mais precisos do planeta!!!
Quem sabe c/ o tempo, não possamos reforma-los p/ operarem ESSM???
Maurício!
Eram 5 Ticonderogas “Baseline 0”; todos desativados!
O CG 50 foi afundado
O CG 49 foi para o desmanche
Restaram os CG 47, 48 e 51…..mas estão fora das possibilidades da MB.
Então a gloriosa está fu……..podem começar a preparar o Modo frag 2 Jason vive………
Grande abraço
Dalton, eu estava fazendo uma “broma” com as Burke, não temos a menor condição de operar a contento um navio destes, mas isto é o resultado da inercia e megalomania que tomou conta do atual CM, infelizmente…..
Grande abraço
Olá,
Se isso se confirmar a Marinha está no caminho certo, podem não ser o estado da arte como as importadas, mas com algumas modificações servem muito bem para o que se pede…
Ao contrario da FAB que está totalmente parada, tentando empurrar algo que o governo já deixou claro que não quer…
Enquanto isso, temos novos Submarinos, provaveis novas escoltas e novos navios pratrulhas…
Abre o olho FAB…
Abraços,
edcreek escreveu:
Ao contrario da FAB que está totalmente parada, tentando empurrar algo que o governo já deixou claro que não quer…
Prezado edcreek, o GTE não compartilha da sua tese.
http://www.aereo.jor.br/2010/06/09/nunca-antes-na-historia-do-gte/
temos novos, aonde ???
espera acontecer pra afirmar isso … isso so se repete ah uns 112 anos que me lembre …
Megalomania mesmo, Juarez.
O outro lado da moeda das super escoltas de 6 mil toneladas são as corvetas de dois mil e quatrocentas, limitadas e derivadas de um projeto velho e insatisfatório.
Mauricio…
talvez vc queira dar uma olhada pelo “Google Earth” no Philadelphia Shipyard o estado dos 3 CGs remanescentes e note que a imagem não está atualizada, há fotos mais recentes que mostram a triste situação dos mesmos e que provavelmente terão o mesmo destino do CG 49.
abraços
Vamos ser por hipótese otimistas
As fragatas de 6000ton vão ser compradas em até 2020 irão substituir as Niterói.
Estas 5 corvetas serão compradas e irão se juntar a Barroso. Em 2020 todas estarão prontas.
Porem em 2020 as primeiras 4 Inhaúma estarão na media com 32 anos, então estarão saindo de cena também.
E ai José? Seremos na década de 2020 uma marinha de 5 fragatas e 6 corvetas?
Eu acho que tu estas sendo muito otimista.
No andar da carruagem, em 2020 seremos uma marinha mais ou menso assim:
5 Fragatas Niteroi caindo ao pedaços
4Corvetas Inhauma na mesma situação
1 Barroso
e na melhor das hipóteses 2″ Tamanduas” incorporadas
Talves duas fragatas usadas com uns 35 aqnos nas costas..
Realidade
Grande abraço
Sinceramente estou desacreditado do Brasil, aqui as coisas são feitas como se nunca fossemos entrar em guerra, a 67 anos atraz os Eua jogarão duas bombas atomicas sobre o Japão, hoje são paises irmãos tentando deter a China, aliada americana na 2° guerra. Falando de 2° guerra vocês lembram bem como o Brasil estava mal preparado para a guerra né, e o que eles estão esperando hoje, começar a 3° guerra pra acordarem????
Oi Juarez,
Estou sendo otimista, forçando a barra. O que quero dizer é que na mais otimista das hipóteses ainda assim as coisas estarão complicadas.
Juarez, imagina so uma coisa se choraram petangas pra comprar “meia duzia” de pinguim, imagina apenas para abastecer and dotar um AB …
Salvo inventarem, o jeticho de colocar nele mm38, mm40 e disparar seawolf and aspide vls, que no fundo da quase na mesma que nao ter nada …
Infelizmente este brinquedo são para a 6a, 8a, 13a economia do mundo … (e nao a 6a dimenssaum economica do mundo)
OLá,
Guilherme Poggio, nem vou comentar, kkkkk, só avião zerado e logo logo teremos mais…
Voltando ao topico, pode demorar mas temos que começar um dia, quando mais cedo melhor, nesse meio tempo compra alguns tampões, o importante é começar o projeto já Classe Barroso II, com alto indice de nacionalização!!!
Veja na China no começo era chacota agora é temida, sempre no começo é mais dificil…
Abraços,
Uma corveta não se faz apenas com armas. O sistema de sensores também merece ser melhorado. Por exemplo, é forçoso o uso de um radar 3D e se faz necessário a substituição da alça eletroóptica por um sistema estabilizado dotado de FLIR, laser telemétrico e auto-tracking. Um dado interessante sobre sistemas de combate é o fato do LCS (os 2) não serem dotados de um radar de direção de tiro. Das duas, uma. Ou o canhão Mk-110 não é usado na função antimíssil ou se é, usa apenas o radar 3D para a solução de tiro, o que é pouco… Read more »
o futuro da MB será ter uma frota de corvetas…
pq nesse país nada dá certo?