Marinha americana se despede do ‘USS Enterprise’
Após 51 anos de serviço, o navio-aeródromo USS Enterprise (CVN 65) será desativado no dia 1º de dezembro deste ano, em uma cerimônia que deve ocorrer na Base Naval de Norfolk, no estado da Virginia.
A cerimônia deve comemorar uma hostória ao longo da qual mais de 100 mil homens serviram a bordo do Enterprise, e deve ser o último evento público do porta-aviões. Detalhes da comemoração ainda estão sendo finalizados, mas espera-se que compareçam várias autoridades, além de veteranos do navio.
O navio-aeródromo entrou em serviço em 25 de novembro de 1961, e foi o oitavo a ser batizado com o ilustre nome Enterprise. O “Big E” também foi o primeiro porta-aviões de propulsão nuclear.
O USS Enterprise participou de 25 missões nas regiões do Mar Mediterrâneo, Oceano Pacífico e Oriente Médio. O navio serviu em praticamente todos os grandes conflitos ocorridos ao longo desses mais de 50 anos. Desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962, até seis missões de apoio no Vietnã ao longo da Guerra Fria, e também durante as guerras no Golfo. Em 11 de setembro de 2001, o Enterprise interrompeu sua viagem de volta para casa e, após os ataques terroristas em solo americano, partiu para o Mar da Arábia. O “Big E” também lançou os primeiros ataques em apoio direto à Operação Enduring Freedom, no Afeganistão.
FONTE: Naval Today