Navios da ForMinVar abertos à visitação pública em Ilhéus

11

Nos dias 22 a 23 de setembro, das 14h às 17h, estarão abertos à visitação pública, no Porto de Ilhéus, os Navios-Varredores que compõem um Grupo Tarefa da Marinha Brasileira.

O GT é comandado pelo Capitão-de-Corveta Alessandro Barcellos Velasquez, Chefe do Estado-Maior do Comando da Força de Minagem e Varredura.

Os navios-varredores tem calado de dois metros e são construídos inteiramente em madeira e metal magnético, de modo a não acionar as minas (explosivos submarinos) de influência magnética.

Cada um tem 253 toneladas, mede 47,2 metros de comprimento e é capaz de atingir velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41 Km/h). Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência.

Para isso são usados equipamentos capazes de detonar as minas a uma distância segura ou neutralizá-las.

A Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas, destinadas à proteção dos portos, e as Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livres as linhas de tráfego marítimo.

A Força de Minagem e Varredura está sediada em Salvador, é subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval e possui seis Navios-Varredores da classe “Aratu”: Aratu, Anhatomirim, Atalaia, Araçatuba, Abrolhos e Albardão.

FONTE/FOTO: A Região/Nunão-Poder Naval

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments