‘Making of’ do poster comemorativo dos 40 anos do início da construção das fragatas classe ‘Niterói’
No princípio era a fragata Tipo 21, que depois virou a Niterói
Nosso artista digital José da Silva, editor do site NGB – Navios de Guerra Brasileiros, sempre gostou de desenhar navios desde garoto. Há alguns anos ele já tinha desenhado as fragatas Tipo 21 e em 2012 tivemos a ideia de tirar os desenhos da gaveta (na verdade, do HD) para a confecção de posters para colecionadores, a exemplo do que é feito nos EUA e Reino Unido.
Aproveitando o ano que marca os 40 anos do batimento de quilha das fragatas classe Niterói, pedimos ao José para modificar o desenho da Tipo 21 e transformá-la na classe “Niterói”.
O projeto levou mais de um mês de pesquisa em fotos, desenhos anteriores e literatura sobre o tema. A cada etapa dos desenhos, o “Zé” enviava para os editores do Poder Naval/Forças de Defesa o material para que pudéssemos fazer observações e dar pitaco. Foi um trabalho que usou várias cabeças e o raro talento do José, que tornou o projeto possível e garantiu o alto padrão de finalização.
Algumas ideias que tínhamos a respeito da Tipo 21 e da Niterói foram confirmadas ou desmentidas à medida que o desenho era produzido, principalmente sobre a posição da superestrutura e o tamanho do casco. Em alguns pontos, os navios são mais parecidos do que imaginávamos!
Atualmente José está trabalhando no desenhos dos próximos posters de navios da MB (os quais não podemos revelar agora para não estragar a surpresa). Em breve ele também vai fazer navios de guerra de outras Marinhas.
O poster da classe “Niterói” foi impresso em quatro cores no formato de 820 x 550 mm, em papel Couchê de 115 g/m2.
Faça como outros leitores, incentive o talento do José da Silva e reserve já o seu poster. Nunca antes na história deste País se desenhou um poster assim!
Clique num dos botões abaixo para adquirir o poster da edição de colecionador (versão sem dobras, com cobertura de verniz, pronto para emoldurar), por apenas R$29,90! O valor já inclui o frete para localidades no Brasil e o tubo protetor.
Para compradores fora do Brasil consultar o valor do frete pelo e-mail revista@fordefesa.com.br.