Reparos no ‘INS Vikramaditya’ devem demorar até três meses
Segundo declarações de um representante da United Shipbuilding Corporation (USC) ao portal Central Navy, os trabalhos de reparo nas caldeiras danificadas do navio-aeródromo da Marinha indiana INS Vikramaditya, devem demorar entre dois e três meses. A USC É o conglomerado russo do setor naval, do qual faz parte o estaleiro Sevmash, responsável pela reforma do antigo porta-aviões da classe Kiev.
Para consertar três das oito caldeiras danificadas durante os testes do navio no Mar de Barents, em setembro passado, o estaleiro deve levar até três meses. Esse seria o tempo necessário para a substituição do isolamento térmico e dos componentes das caldeiras.
“É um prazo factível”, afirmou o representante da USC. “ Se não fosse o período de congelamento no Mar Branco, os testes seriam concluídos bem antes. Mas por conta desse congelamento, teremos que esperar até abril ou maio [de 2013]”.
Ao comentar sobre notícias divulgadas por diversos veículos acerca do atraso na entrega do Vikramaditya, o representante disse:
“O navio já passou por 90% dos testes. Apontar defeitos é justamente o propósito desses experimentos. E os testes de voo foram completamente bem-sucedidos, lembrando que esse é o aspecto mais importante de um navio-aeródromo. No ano que vem, a Marinha indiana receberá um navio completo e operacional. Ao contrário da China, que recentemente comissionou o Liaoning, que ainda levará cerca de cinco anos para ser efetivamente um navio de guerra”.
A fonte ainda declarou que:
“Todos os prazos para reparar os defeitos já foram acordados com nossos parceiros indianos. E a propósito, eles estão satisfeitos com a primeira fase das provas de mar. Alguns equipamentos importados se mostraram aquém do esperado, e substituir esses componentes também leva tempo. Os oficiais e especialistas da Marinha indiana não estão sendo tragedistas quanto a esse adiamento. Em muitos aspectos, o projeto desse navio-aeródromo é sofisticado e inovador tanto para os construtores como os operadores. Nós ganhamos experiência com esses testes passados, o estaleiro passará o inverno solucionando os problemas encontrados, e o porta-aviões certamente passará nos próximos testes. O principal é termos uma abordagem empresarial para lidar com esses problemas. E ambas as partes tês essa abordagem”.
De acordo com o cronograma original, o INS Vikramaditya, que vem sendo modernizado pelo estaleiro Sevmash desde 2004, deveria ser entregue em dezembro deste ano. As provas de mar haviam se iniciado em junho.
FONTE: Naval Today