Autoridades da África do Sul admitem que corveta argentina pode ser retida no país

 

Um mês após a retenção no porto de Gana do navio-veleiro ARA Libertad da Marinha da Argentina, o Ministro das Relações Exteriores da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, informou que a corveta ARA Espora, atualmente atracada na Cidade do Cabo, pode ser retida em função de ação judicial movido por fundos de investidores.

“O Ministro da Defesa já foi informado e está ciente do assunto,” informou o ministro em uma conferência com a imprensa juntamente com o seu colega argentino, Héctor Timerman, em Pretória.

Timerman viajou para a África do Sul para participar do terceiro Comitê Binacional África do Sul – Argentina e respondeu: “não sei se a lei vai ser aplicada,” após analisar a questão com Nkoana-Mashabane.

“Estamos trabalhando para recuperar a fragata (Libertad),” informou o ministros sobre o caso em Gana, após afirmar que “de acordo com as leis internacionais, este navio não poderia ser detido.”

A corveta Espora está aguardando reparos, mas pode ser retida segundo uma ação movida por um fundo de investimentos com sede nos Estados Unidos.

FONTE: Buenos Aires Herald (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)

FOTOS: Armada Argentina (do alto, via Wikipedia)

NOTA DO EDITOR: a corveta Espora teve que abandonar o exercício multinacional ATLASUR-IX/2012 por problemas mecânicos e dirigiu-se para a Cidade do Cabo a fim de receber reparos emergenciais.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments