Navios-patrulha do Brasil na Argentina
O site de notícias da Armada Argentina “Gacetamarinera digital” informou a passagem de navios-patrulha da Marinha do Brasil pela Argentina, como parte da comissão “DIPLOMEX” 2012. A reportagem publicada na última quarta-feira, 31 de outubro, deu destaque para a chegada dos navios em Mar del Plata.
O navio capitânia da formação de três navios-patrulha é o Babitonga, sob o comando do capitão de corveta Rafael Zeque Monteiro, e que traz a bordo o comandante do Grupamento Naval do Sul, capitão de fragata César Augusto Dallacosta Nogueira. Os outros dois são o Gurupi, comandando pelo capitão-tenente Eduardo Tavares Santos e o Gravataí*, sob o comando do capitão-tenente Luiz Enrique Parreira Fontes.
A formação naval brasileira foi recebida no molhe ocidental do cais militar pelo chefe do Estado Maior do Comando da Área Naval Atlântica, o “capitán de navío” Jorge Alberto Amato, e pelo comandante da Divisão de Patrulha Marítima “capitán de navío” Claudio Gustavo Pérez Ortigueira.
As unidades permaneceriam no porto de Mar del Plata até a quinta-feira, 1º de novembro, dirigindo-se em seguida para a Base Naval Puerto Belgrano, em escala técnica prevista para o dia 10. De lá, zarpariam de volta ao Brasil para completar as tarefas de adestramento de pessoal dentro da comissão “DIPLOMEX” 2012.
FONTE / FOTOS: Gacetamarinera digital (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)
*NOTA DO EDITOR: a reportagem cita o Gravataí (P 51) mas uma das fotos mostra na verdade o Guaratuba (P 50)
VEJA TAMBÉM:
- Navio-Patrulha ‘Babitonga’ completa mil dias de mar
- Babitonga em Paranaguá
- Babitonga, Benevente, Tritão e Imperial Marinheiro nos 75 anos do Porto de Paranaguá
- NPa ‘Babitonga’ (P 63) em Santos
- ‘Gravataí’ socorre embarcação pesqueira no litoral baiano
- ‘Gurupi’ aberto para visitação pública neste sábado e domingo em Vitória
- Navio-patrulha Gurupi
- Os mais novos navios da MB
Caramba, uma unidade do 2º DN (fora os NVs) operando com o 5º DN e na Argentina. Unidades de Patrulha do 1º DN como é o caso do Gurupi ja estiveram la para baixo, mas um NPa de Salvador para mim é novidade, pelo menos que me lembre.