Concluída modenização do submarino equatoriano ‘Shyri’
‘Huancavilca’ será entregue em 2014
O Ministério da Defesa do Equador anunciou a conclusão do processo de modernização do submarino Shyri, que foi realizado pelo estaleiro chileno ASMAR (Astilleros y Maestranzas de la Armada).
Uma comissão formada por membros da Marinha do Equador e do Ministério da Defesa daquele país recebeu o navio modernizado em uma cerimônia ocorrida nas instalações do estaleiro ASMAR no dia 19 de outubro.
Também em processo de modernização encontra-se o submarino Huancavilca, cuja entrega está prevista para fevereiro de 2014. O custo total dos trabalhos são de aproximadamente US$ 125 milhões.
FONTE: Elciudadano (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em espanhol)
FOTO: Marinha do Equador, via EFE
NOTA DA EDITOR: os dois submarinos citados no texto são do modelo IKL 1300 e foram incorporados entre 1977 e 1978. Eles já passaram por sucessivas manutenções e modernizações, tanto no Chile como na Alemanha, e continuam servindo na Marinha do Equador.
Tão importante quanto a revitalização dos submarinos foi a abertura poucos anos atrás de uma escola para submarinistas nos moldes da escola da US Navy em New London que melhorou muito a qualidade do pessoal embarcado.
A Marinha do Equador planeja manter ambos submarinos até cerca de 2030, quando então terão mais de 50 anos, o que, mesmo descontados os periodos de manutenção, incluindo os futuros, ainda assim será um tempo muito longo para submarinos, talvez com uso moderado.
Daltonl, ao que tudo indica diversas outras marinhas seguirão o caminho do Equador, esticando a vida dos seus IKL por mais de quatro décadas.
Isto também é uma prova de como esse projeto é muito bom.