Cortes de recursos são fonte de problemas de corrosão no ‘Astute’

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Informações foram divulgadas pelo jornal ‘The Guardian’, os problemas estão concentrados no Controle de Qualidade ruim e na tentativa de se economizar recursos para cumprir o cronograma. Peças e equipamentos de aquisição mais barata, mas de vida útil menor, foram instaladas nos submarinos.

 

Um documento confidencial do Ministério da Defesa (MoD) do Reino Unido apontou que o problema de corrosão nos novos submarinos da classe Astute foi causado por cortes de custos e adverte que os controles de qualidade foram ignorados, conforme revelado pelo periódico londrino ‘The Guardian’.

Escrito por um analista sênior do Ministério da Defesa, o memorando diz que a corrosão é um “motivo de grande preocupação”, e que os três primeiros submarinos da classe Astute provavelmente experimentarão “problemas graves” no futuro.

“O objetivo visava a prevenção de corrosão em componentes de submarinos ou foi apenas um exercício de corte de custos?”, pergunta o memorando. “Parece que uma decisão foi tomada para economizar com pintura na classe Astute com o propósito de reduzir custos”.

O memorando foi escrito em junho e enviado para autoridades importantes da equipe de submarinos do MoD, incluindo o engenheiro-chefe, o Dr. John van Griethuysen.

A divulgação ocorre após uma investigação do Guardian que revelou que os testes de mar do HMS Astute, o primeiro dos sete novos submarinos nucleares da ataque (SSN) da Royal Navy , apresentou problemas diversos, levantando dúvidas sobre o seu desempenho e confiabilidade.

A frota de R$ 9.75 bilhões foi encomendada há 15 anos para se tornar a base de ataque naval da capacidade do Reino Unido , mas uma série de falhas de projeto e de construção apareceram desde então.

O Ministério da Defesa confirmou que o submarino estava passando por problemas, mas insistiu que eles poderiam ser resolvidos. Problemas durante testes de mar frequentemente surgem, segundo autoridades.

No entanto, James Arbuthnot, do comitê de defesa, disse que as “questões que vieram à luz são de grande preocupação para o Ministério da Defesa, como eles são para mim.”

Ele disse que os problemas seriam considerados na sua comissão. “Nós precisamos ter uma poderosa frota de submarinos de ataque que possa fazer tudo o que exigimos dela ao longo das décadas que virão. Isso é extremamente importante e precisamos levar isso a sério.”

Funcionários da Defesa admitiram que a corrosão foi encontrada, mas insistiram que o problema havia sido corrigido. Eles disseram que o problema não deve afetar os demais submarinos da frota.

No entanto, o documento sugere que o problema no Astute, e no seu irmão o HMS Ambush, foi grande e que os navios terão de passar mais tempo em reparos no futuro.

Ele também questiona o rigor da “Garantia da Qualidade” (QA – Quality Assurance) – o regime destinado a assegurar que materiais e equipamentos altamente específicos sejam corretamente utilizados durante a construção.

“Eu estou escrevendo isso devido às preocupações nas falhas do controle de qualidade, nas atitudes gerais em relação a ela e da falta de compreensão e de negligência para com as questões relacionadas com a corrosão”, afirma o documento.

No HMS Astute , explica o memorando, houve corrosão em acessórios das tubulações e válvulas. No HMS Ambush, lançado para testes do mar há dois meses, tem havido corrosão nas superfícies internas de “… tubulação que atravessa o compartimento do reator”.

O memorando diz que este é “claramente uma falha no controle de qualidade”, acrescentando: ” não houve qualquer esforço para se descobrir as razões para este fracasso. É importante que a equipe de projetos do Ministério da Defesa/ Programa Astute descubra quem foi o responsável por tal falha de qualidade e mais importante como evitar que tais falhas no sistema de qualidade ocorram no futuro. ” Os pareceres dos peritos foram ignorados “em favor do cronograma”, diz.

“O objetivo era a prevenção de corrosão em componentes dos submarinos ou era apenas um exercício de corte de custos? Uma decisão foi tomada no sentido de manter a pintura a um mínimo na construção da classe Astute para reduzir custos. Deve-se aceitar que a remoção do efeito da ferrugem [sic] nas áreas afetadas não será 100% – Pode ser categoricamente declarado que a vida útil em relação à corrosão destes componentes foi comprometida e mais problemas de corrosão podem ser esperados para antes do período de manutenção planejada.”

O memorando conclui: “Parece que os três primeiros submarinos da classe Astute teriam os mesmos problemas e, portanto, a equipe que lida com os navios poderia esperar por problemas semelhantes no futuro.

“Estas falhas mostram uma falta de preocupação com os materiais e os problemas de corrosão e a tomada de decisões baseadas principalmente com o propósito de reduzir custos. … O Ministério da Defesa parece estar se concentrando nos custos de aquisição, sem considerar os custos do ciclo de vida.

“Parece haver uma grave falta de controle de qualidade e de garantia da qualidade. A ideia que se tem é de que o controle de qualidade não teve a devida importância. Todos os problemas de corrosão estão relacionados com falhas no controle de qualidade ainda que os investigadores tenham … colocá-los de lado .

“Não acredito que esta é a forma adequada que um grupo deve tratar questões de controle de qualidade. Aconselharia o projeto do Astute a fazer uma investigação completa e obter um entendimento de como e por que essas falhas ocorreram. Mais importante, o controle de qualidade deve ser reforçado para evitar tais falhas de corrosão nos cascos 4 ou 5 em diante. Não estou totalmente certo se já é muito tarde para o casco 4.”

O memorando diz que a equipe do programa Astute está “pressa ao calendário para ter o submarino concluído em tempo. Eu compreendo que há implicações de custos devido a atrasos, mas terminar um submarino que apresenta problemas de corrosão interna vai ter um impacto para o Ministério da Defesa ao longo da vida do navios!

“É importante que, no futuro, os projetos do Ministério da Defesa definam procedimentos adequados a fim de tomar decisões acertadas com embasamento adequado.”

Steve Jary, secretário nacional que representa muitos dos funcionários civis especializados do Ministério da Defesa, disse: “Houve vários rumores circulando no Ministério da Defesa desde que o HMS Astute começou seus testes de mar. Este relatório parece confirmar um dos mais graves. As preocupações levantadas vão além da questão da pintura inadequada e da corrosão. O Ministério da Defesa não é mais capaz de supervisionar a construção de submarinos de forma eficaz. Como conseqüência, ele está aceitando tanto riscos significativos como custos significativamente elevados. Os cortes são míopes e, na melhor das hipóteses, vai acabar custando bilhões aos contribuintes “.

O almirante Lord West, ex-comandante da Marinha Real e ministro da Segurança, disse acreditar que a classe Astute seria um grande trunfo para a marinha, mas seria importante que as falhas fossem reconhecidas e corrigidas.

“Se há problemas em relação a questões de garantia de qualidade, ou cortes de curto prazo, então não há mal algum em serem expostos. É quase inevitável em um navio tão complexo e sofisticado como o Astute que os problemas surjam, e que o importante é aprender com eles e fazer as coisas direito. ”

Lord West disse que os problemas para a construção de submarinos britânicos começaram na década de 1990: após a conclusão dos SSBN da classe Vanguard, quando o pessoal qualificado perdeu os seus empregos porque os trabalhos do programa Astute não começaram imediatamente após.

Clicar na imagem para ver o corte do submarino

 

“Todas as habilidades foram perdidas por causa do atraso”, disse ele. “Tenho certeza que o Astute será um submarino incrível, mas precisamos aprender as lições.”

Jim Murphy, sub-secretário de Defesa, disse: “Muitos verão isso como um aviso sobre o potencial impacto da perda de pessoas altamente qualificadas no MoD. A visão de curto prazo deve ser substituída por uma significativa reforma dos contratos”.

O Ministério da Defesa informou que “todos os submarinos da Marinha Real estão sujeitos a uma avaliação contínua e exaustiva dos seus componentes para minimizar o risco de problemas de corrosão. Problemas cosméticos como o acabamento de pintura dentro HMS Astute e do HMS Ambush foram identificados e corrigidos.”

FONTE:The Guardian (tradução e adaptação do original em inglês pelo Poder Naval)

FOTOS: MoD UK/RN

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Renato Oliveira

Vish.

Se num país sério, como a Inglaterra, fizeram uma BIOS destas, que de certa forma é compreensivel pelos cortes inesperados de orçamento, imagina o SubNuc de Bananalândia onde, além de cortes esperados e inesperados de orçamento (especialmente em P&D, mais ainda na área de defesa), ainda tem desvio de recursos para fins nada nobres?

Daglian

Isso é crime. Não se pode economizar recursos desta maneira em submarinos nucleares (e em programas militares em geral).

O dinheiro economizado resultou em um navio com diversos problemas e estes impedirão ou atrapalharão o uso do mesmo em uma situação real. Em suma, a segurança de um país fica em risco pois o cronograma tinha de ser respeitado.

Irresponsabilidade. Que a MB aproveite-se desta notícia e evite erros do tipo no SN-BR quando (e se) este começar a ser construído.

Renato Oliveira

Prezado Daglian, Concordo com você. Mas, trabalhando no meio público, você aprende que, de vez em quando, ou você compra material porcaria ou não compra nada. A única outra opção que os britânicos tinham seria cancelar a construção do Astute. Daí vem outra coisa que você aprende no serviço público: o fato de você economizar recursos, seja comprando material porcaria ou cancelando compras, não significa que você vai ver a cor do dinheiro não gasto. Normalmente, o recurso não empregado dentro do planejado volta para a vala, ops, cofre comum do governo, e de lá sabe Deus para onde vai… Read more »

[…] eu devo responder às suas afirmações sobre o desempenho e sobre a segurança do HMS Astute (matéria do dia 16 de novembro). Todos os envolvidos na entrega de nossos submarinos têm o dever para com os nossos submarinistas […]

Giordani RS

Bah…se num país sério acontece isso…imagina se fosse num “paíf”…

giltiger

Não EXISTE esta coisa de país sério, quem faz bobagens são PESSOAS! Então você pode ter tanto um país avacalhado mas as pessoas que trabalham na construção do seu Submarino que são mais que sérias e você pode ter um “país sério” e quem você põe para administrar seu programa de submarinos é um falcatrua ou um desonesto (mesmo com título de Lorde). Meu caro EXISTE corrupção na Inglaterra e quanto mais a economia encolhe mais DIFÍCIL fica de manter as coisas como DEVERIAM… E eu SEI como se constroem submarinos “num “paíf” caro Giordani RS, Aliás conheço muitos PESSOALMENTE.… Read more »

Giordani RS

giltiger disse:
18 de novembro de 2012 às 21:55

E como sempre o cidadão vociferando e desinformando em prol do “cumpañerismo”…

HMS TIRELESS

Falou e disse Gio! Nosso amigo Giba não leu a matéria na integra para ver que o engenheiro chefe de submarinos da RN, a despeito dos problemas, afirmou que o submarino será excelente. E também é digna de atenção a nota expedida pelo Diretor de Submarinos da RN, que repele de forma contundente a matéria do The Guardian. Pior ainda é querer comparar submarinos convencionais, como os construídos “nestepaif” até o presente, com subs nucleares. Aliás fico tentado a imaginar que, caso surjam problema com nosso scorpene esticado com reator e a imprensa divulgue, nosso amigo certamente vai dizer que… Read more »

Renato Oliveira

Prezado giltiger, O que você diz, que mesmo em países sérios existe corrupção, é fato. Mas, se você leu a matéria toda, vai perceber que o que forçou a compra de material de menor qualidade foram os cortes no orçamento. Ou sja, faz com peças tabajara ou não faz. Aqui, mesmo obras com financiamento regular ‘atrasam’, ficam ‘mais caras’, usam ‘peças tabajara’ sendo que o orçamento previa material de 1ª, etc. Querer negar isso é querer tapar o sol com a peneira. Em momento algum eu desmereci o pessoal técnico, seja da Inglaterra seja da República Federativa das Bananas, ops,… Read more »