‘USS Delaware’ – Novo submarino da classe Virgínia
Em cerimônia realizada ontem (19) no Pentágono, foi anunciado o nome do novo submarino nuclear da classe Virginia, que deve começar a ser construído no ano que vem – o USS Delaware. Jill Biden, nascida no estado de mesmo nome e esposa do vice-presidente americano, Joe Biden, será a madrinha do submarino. Também estiveram presentes na cerimônia o vice-presidente, o secretário da Marinha, Ray Mabus, o senador do estado de Delaware, Tom Carper.
“Estou honrada em ser a madrinha do USS Delaware”, declarou Jill Biden. “Uma das melhores partes de ser a segunda-dama é poder conhecer tantos dos nossos militares. Sempre me inspiro com sua força e resignação. Não importa que desafios eles encarem, nossos homens e mulheres de uniforme servem com coragem e distinção. Eles são a razão pela qual temos a melhor e mais poderosa força militar do mundo”.
“Nosso dever é nos certificarmos de que eles tenham tudo o que precisam para que estejam seguros e possam fazer seu trabalho. Eles precisam do melhor equipamento e da melhor tecnologia que pudermos oferecer, e logo isso inclurá o USS Delaware”, completou.
O submarino nuclear é a sétima embarcação a receber o nome do estado. Segundo Ray Mabus, o navio foi projetado para realizar tarefas comuns à sua classe – buscar e afundar submarinos inimigos e embarcações de superfície, e lançar mísseis contra alvos em terra. “Mas o USS Delaware terá também algumas atribuições novas, como coleta de dados e informações, e transporte de Navy SEALs até os locais de desembarque”, acrescentou o secretário da Marinha.
A construção do navio deve começar ano que vem e será dividida entre dois estaleiros – Huntington Ignalls, no estado da Virginia, e General Dynamics Electric Boats, em Connecticut.
Segundo Mabus, o submarino foi desenvolvido para operar durante décadas: “alguns dos tripulantes do USS Delaware ainda nem nasceram”.
FONTE e FOTO: Naval Today (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)