Navio-Patrulha Oceânico “APA” é incorporado à Marinha do Brasil
No dia 30 de novembro, às 11h, em cerimônia presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Fernando Eduardo Studart Wiemer, nas dependências da Base Naval de Portsmouth, no Reino Unido, ocorrerá a Incorporação à Armada da Marinha do Brasil do Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa”.
O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships, recebe o nome “Apa”, em alusão a um importante rio brasileiro, assim como os demais navios da Classe –o “Amazonas”, incorporado à Armada em 29 de junho deste ano, e o “Araguari”,previsto para ser entregue à Marinha do Brasil no primeiro semestre de 2013. O NPaOc “Apa” teve sua construção iniciada em 10 de setembro de 2008, com o batimento de quilha em 16 de fevereiro de 2009. Foi lançado ao mar em 19 de novembro de 2009 e sua construção foi finalizada em julho de 2010.
As principais características do Navio são:
- Comprimento Total: 90,5 metros
- Comprimento entre Perpendiculares: 83 metros
- Boca Máxima: 13,5 metros
- Calado de Navegação: 4,5 metros
- Deslocamento Carregado: 2.170 toneladas
- Velocidade Máxima com 2 MCP: 25 nós
- Raio de Ação a 12 Nós: 5.500 milhas náuticas
- Autonomia: 35 dias
- Capacidade de Tropa Embarcada: 51 militares
- Capacidade de Transporte de Carga: 06 Conteineres de 15 toneladas
- Armamento: 01 canhão de 30mm e 02metralhadoras de 25mm
- Sistema de Propulsão: 2 Motores MAN 16V28/33D 7.350 HP
- Geração de Energia: 3 Geradores CATERPILLAR de 550 kW
- 1 Gerador CATERPILLAR de 200kW
- Tripulação: 12Oficiais, 21 SO/SG e 48 CB/MN
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” foi projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas. Devido à sua grande autonomia e capacidade de operar com aeronave orgânica (helicóptero) e duas lanchas, contribuirá com os demais navios da Marinha do Brasil na proteção e fiscalização de nossa Amazônia Azul.
Após a incorporação à Marinha, o “Apa” será preparado para navegar em direção ao Brasil, o que está previsto para ocorrer a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2013. Em uma viagem de dois meses, o navio partirá de Portsmouth, no Reino Unido e passará por Portugal, Espanha (Gran Canárias), Mauritânia, Senegal, Angola, Namíbia, Rio Grande (RS-Brasil), Itajaí (SC-Brasil) e tem como porto final, na primeira quinzena de maio, o Rio de Janeiro (RJ-Brasil).
DIVULGAÇÃO: Diretoria-Geral de Material da Marinha