Segundo informações da IMO, ARA ‘Libertad’ não pode ser apreendido
Posição foi defendida pela embaixadora argentina em Londres. Caso está sendo julgado do Tribunal de Hamburgo
A Organização Marítima Internacional (IMO em inglês) confirmou que o navio-veleiro argentino ARA Libertad é uma embarcação militar e não pode ser apreendida, informou a embaixadora argentina Alicia Castro no Reino Unido.
O navio não possui número de registro para serviços comerciais uma vez que é uma unidade militar.
A organização da ONU, sediada em Londres, confirmou que o número IMO 6125398 não é empregado para esta embarcação militar e nem para qualquer outro navio.” Isto fortalece a posição da Argentina, que defende a imunidade do Libertad e, portantonão poder ser apreendida.
O ARA Libertad está retido no porto de Tema, em Gana, desde o dia 2 de outubro segundo uma ordem judicial da justiça local em função de um pedido feito por um fundo de investimentos baseado em Nova Iorque.
O litígio será julgado na quinta e na sexta-feira dessa semana na corte de Hamburgo que trata exatamente destes casos que envolvem as legislações marítimas da ONU.
Castro também disse: “é muito desapontador que alguns legisladores argentinos e certa parte da mídia soltaram informações falsas que podem arranhar a posição Argentina em relação ao fundo de investimento contrários as interesses da nação.”
FONTE: Bermana.com (tradução e adaptação Poder Naval, a partir do original em inglês)
Correto. Nunca vi ou li algo semelhante.
Sem fazer tabula rasa, a retenção da fragata é bem coisa da prepotência dos parceiros africanos e entendo, SMJ, que cabe à Argentina o direito de represália onde e quando puder.