Irã derruba drone americano sobre águas do Golfo
Militares iranianos afirmam terem capturado um veículo aéreo não-tripulado estadunidense que sobrevoava o espaço aéreo sobre as águas do Golfo Pérsico. Fontes da Guarda Revolucionária do Irã declaram ter abatido um ScanEagle – modelo menor e menos sofisticado de drone empregado pelas forças americanas.
O contra-almirante Ali Fadavi declarou à agência de notícias Fars que o VANT abatido vinha realizando diversos voos de reconhecimento sobre o Golfo nos últimos dias. Fontes americanas declaram que ainda estão avaliando as informações sobre a captura do drone. O ScaleEagle – que mede 3 metros de envergadura – é uma aeronave de baixo custo e alta capacidade fabricada pela Insitu, empresa subsidiária da Boeing.
Segundo a agência Fars, o almirante Fadavi afirma, sem mais detalhes, que “esse tipo de drone é lançado de grandes navios de guerra”. A agência informa também que o VANT foi capturado “há poucos dias”. Não foram dados detalhes de como a máquina foi abatida.
No mês passado, fontes norte-americanas afirmaram que forças iranianas derrubaram um drone de vigilância em espaço aéreo internacional. O Irã alegou que a aeronave invadiu o espaço aéreo do país. Ainda em novembro, o embaixador iraniano nas Nações Unidas, Mohammad Khazaee, escreveu ao secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, reclamando acerca do que o embaixador descreveu como repetidas violações do espaço aéreo iraniano por parte dos Estados Unidos, na região da usina de energia de Bushehr. Khazaee classificou os voos como “atos ilegais e provocativos”.
Há um ano, emissoras de televisão no Irã transmitiram imagens de um VANT de vigilância americano do modelo RQ-170 Sentinel, que teria sido capturado através de mecanismos de guerra eletrônica. Segundo fontes estadunidenses, o drone apresentou falhas de funcionamento. Teerã recusou o pedido de Washington para devolver a aeronave. Em seguida, o Irã declarou ter desenvolvido seu próprio veículo aéreo não-tripulado.
Os Estados Unidos e o Irã estão atualmente em tensão devido ao programa de enriquecimento de urânio desenvolvido em Teerã. A Guarda Revolucionária é uma elite das Forças Armadas iranianas e comanda seus próprios meios navais.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ljbbuuC-ftE&w=580&h=435]
FONTE: BBC UK (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)