Terceiro porta-aviões da classe Gerald R. Ford se chamará ‘Enterprise’
Durante a cerimônia de inativação do navio-aeródromo USS ‘Enterprise’ (CVN 65) , o secretário da Marinha americana, Ray Mabus, confirmou que o terceiro navio-aeródromo da nova classe Gerald R. Ford também será batizado de ‘Enterprise’, em homenagem ao primeiro porta-aviões de propulsão nuclear do mundo – desativado no dia 1º deste mês, após 51 anos de serviço. O futuro USS ‘Enterprise’ da classe Ford será designado como CVN 80, e será a nona embarcação a levar o ilustre nome.
O navio está sendo construído pela Huntington Ingalls Industries (HII), e medirá aproximadamente 330 metros de comprimento, terá 40 metros de boca e convoo com cerca de 78 metros de largura. Com velocidade de até 34 nós, o porta-aviões foi projetado para atuar em resposta a situações de crise, bem como missões de ajuda humanitária.
A Newport News Shipbuilding (NNS), divisão da HII, é a empresa principal envolvida na construção do classe Ford. Estima-se que os dois primeiros navios sejam entregues em 2015 e 2022, respectivamente.
FONTE: Naval Technology (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTO: Concepção artística do CVN 80 – Wikimedia Commons
VEJA TAMBÉM: