Terceiro porta-aviões da classe Gerald R. Ford se chamará ‘Enterprise’
Durante a cerimônia de inativação do navio-aeródromo USS ‘Enterprise’ (CVN 65) , o secretário da Marinha americana, Ray Mabus, confirmou que o terceiro navio-aeródromo da nova classe Gerald R. Ford também será batizado de ‘Enterprise’, em homenagem ao primeiro porta-aviões de propulsão nuclear do mundo – desativado no dia 1º deste mês, após 51 anos de serviço. O futuro USS ‘Enterprise’ da classe Ford será designado como CVN 80, e será a nona embarcação a levar o ilustre nome.
O navio está sendo construído pela Huntington Ingalls Industries (HII), e medirá aproximadamente 330 metros de comprimento, terá 40 metros de boca e convoo com cerca de 78 metros de largura. Com velocidade de até 34 nós, o porta-aviões foi projetado para atuar em resposta a situações de crise, bem como missões de ajuda humanitária.
A Newport News Shipbuilding (NNS), divisão da HII, é a empresa principal envolvida na construção do classe Ford. Estima-se que os dois primeiros navios sejam entregues em 2015 e 2022, respectivamente.
FONTE: Naval Technology (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
FOTO: Concepção artística do CVN 80 – Wikimedia Commons
VEJA TAMBÉM:
Uma pequena confusão na nomenclatura:
Não serão 40 m de calado (draft)…e sim 40 m de boca (beam).
E o USS Enterprise ainda não foi descomissionado, o que houve foi a cerimonia de inativação. Ele será descomissionado em breve, mas o
descomissionamento oficial ocorrerá provavelmente em 2017.
Parece tudo a mesma coisa, mas há uma série de cerimoniais que serão respeitados até que o ultimo tripulante deixe o navio e como será um longo periodo de inativação vários tripulantes permanecerão trabalhando a bordo durante os proximos anos.
Na verdade o nome Enterprise é uma homenagem nao ao ultimo Big E, mas sim ao primeiro, um dos mais condecorados navios da marinha americana, o CV-6, que participou de todas as grandes batalhas da campanha americana do Pacifico, na 2a guerra mundial.
Dalton,
Acabei de perceber o erro na tradução. Já foi corrigido. Obrigada por apontar.
Abs.
Como não lembrar disso?
http://www.youtube.com/watch?v=SWVTC4rI97c
O CV 6 cobriu-se de glorias durante a II Guerra, mas antes da guerra terminar era considerado menos eficiente do que os NAes da classe Essex e com o termino da guerra foi logo descomissionado, menos de 10 anos de serviço desde o comissionamento.
Já o CVN 65 serviu por 51 anos e mesmo no fim de seus dias era quase tão capaz quanto os mais novos NAes da classe Nimitz, ao menos não havia restrições quanto a operação de qualquer aeronave.
Adicione-se o fato de q
Engraçado que pintaram 08 em vêz de 80……:-)
Continuando…adicione-se o fato de que foi o primeiro NAe nuclear e o único de seu tipo, o CVN 65 merece ser igualmente lembrado.
Bem observado Franz…
há uma famosa foto do CV 6, a caminho de Bremerton para reparos em 1945 onde foi pintado um 9.
Provavelmente a tripulação confundiu as ordens pensando que o nr “6” deveria ser visto de outra perspectiva, semelhante ao que vc reparou
08 ao invés de 80. 🙂
E eu pensando que o CVN 80 iria ser chamado de “William J. Clinton” ou de “Thomas Jefferson”…..:-)
Mas fiquei contente com o nome “Enterprise”……
Talvêz o CVN 81 será o “Barak H. Obama”???
Mais fácil Bill Clinton ser homenageado com o nome de um NAe do que Thomas Jefferson… 🙂
Dalton disse:
“Mais fácil Bill Clinton ser homenageado com o nome de um NAe do que Thomas Jefferson…”
Prezado Dalton, por que?
Abraços
Guppy…
ao contrario do presidente anterior John Adams que muitas vezes é considerado o Pai da US Navy e que compreendia a necessidade de uma marinha de tamanho adequada, Thomas Jefferson ao assumir reduziu a marinha e ainda criou uma frota de canhoneiras, eficientes no mar mediterraneo, combatendo piratas mas inadequada para as demais necessidades dos EUA.
Portanto, apesasr de ser considerado um grande presidente e ter sua
cabeça esculpida no Mte Rushmore, não foi um grande amigo da marinha… 🙂
Ambos, John Adams e Thomas Jefferson deram seus nomes para SSBNs
nos anos 60, já há muito descomissionados.
abraços
Obrigado, Dalton. Interessante a necessidade de uma frota de canhoneiras americanas no Mar Mediterrâneo na época de Thomas Jefferson!
Abraços
Obrigado, Dalton. Interessante a necessidade de uma frota de canhoneiras americanas no Mar Mediterrâneo na época de Thomas Jefferson!
Abraços
Enterprise Empresa, empreendimento, empreendedor… talvez este seja um dos mais admirados (e talvez invejado) traço do “espírito” norte-americano. Penso que se houvesse apenas 1 (um) único porta aviões na US Navy este deveria se chamar USS Enterprise. Nos mais, sempre acreditei em nomes que traduzam o espírito de uma nação ou as batalhas importantes (vitais) em sua história. São mais apropriados para os navios capitais de sua marinha. Lexington, Yorktown, Saratoga entre tantas outras antigas batalhas… Mas, depois do CVN-80 Enterprise, possivelmente o nome mais adequado para o US Carrier seguinte (my opnion) seria CVN-81 Midway. Mas a US Navy… Read more »
ou fazer igua a Federaação dos “Pranetretas” e 0 indicativo ser de CVN 65 A …