Futuro porta-aviões indiano poderá ter catapultas
Rafale e Super Hornet também seriam considerados pela Marinha da Índia se esta configuração fosse adotada
A Índia está avaliando a adoção de catapultas para o seu segundo navio-aeródromo de construção local. O navio, conhecido nos círculos navais de Nova Deli como IAC 2 (indigenous aircraft carrier 2), será construído depois do IAC 1, atualmente em construção da estaleiro Kochi (ver imagem acima).
O primeiro navio será similar em tamanho ao INS Vikramaditya, ex-Admiral Gorshkov da Marinha Soviética, e deslocará aproximadamente 36.000t, informou uma fonte familiar com os planos da Marinha Indiana. Assim como o Vikramaditya, o IAC 1 lançará suas aeronaves usando uma estrutura na proa tipo “ski-jump”.
O IAC 2 deverá ser um navio ainda maior, com um deslocamento próximo de 60.000t, e poderá ser comissionado em 10 ou 15 anos. Autoridades navais estão propensas a equipar o navio com catapultas, informou uma fonte, e uma decisão de equipá-lo com catapultas a vapor ou eletromagnéticas deverá ser tomada até julho de 2013. Nova Deli também estuda a adoção de propulsão nuclear para o IAC 2.
A Marinha da Índia pretende operar uma frota composta por três porta-aviões, sendo que atualmente apenas um, o Viraat, encontra-se em serviço e deverá ser aposentado em breve. Isto permitirá que a Índia tenha um navio-aeródromo estacionado em cada uma de suas costas e um terceiro em manutenção ou executando outras atividades como treinamento.
Com o uso de catapultas, o IAC 2 poderia operar jatos maiores e mais potentes como o Dassault Rafale, vencedor do programa MMRCA, ou o Boeing F/A-18E/F Super Hornet. O IAC 2 poderia também operar aeronaves de alerta aéreo antecipado de asas fixas e lançadas por catapulta, como o Northrop Grumman E-2D Hawkeye, ao invés de helicópteros equipados com tais dispositivos.
FONTE: Flightglobal (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)