NAe São Paulo (A12), segundo mídia de Santos-SP (SSZ)

35

Porta-aviões da Marinha do Brasil chega a Santos na sexta-feira

De A Tribuna On-line

O Porto de Santos receberá, na próxima sexta-feira, o porta-aviões São Paulo, da Marinha do Brasil. A embarcação ficará atracada no Cais da Marinha, entre os Armazéns 30 e 31. Durante sua estadia em Santos, até a próxima terça-feira, o navio realizará exercícios operacionais e treinamento da tripulação.

No sábado e domingo, o público poderá conhecer o São Paulo. O navio será aberto à visitação, das 14 às 17 horas. A entrada é franca.

A última vez que o porta-aviões esteve em Santos, foi entre os dias 18 e 21 de novembro do ano passado. Durante a sua passagem pelo cais santista, mais de 12 mil pessoas visitaram o porta-aviões.

Em fevereiro deste ano, um incêndio no São Paulo matou uma pessoa e deixou outras duas feridas. O fogo atingiu o alojamento de Praças, situado na popa do navio. Após o acidente, a embarcação foi reformada.

Créditos: Divulgação

O porta-aviões São Paulo ficará atracado no Porto de Santos até a próxima terça-feira

Em 2005, o porta-aviões já havia sofrido outro acidente. O vazamento de vapor superaquecido em uma das catapultas responsáveis pelo lançamento das aeronaves deixou três vítimas fatais. O navio passou por um período prolongado de manutenção e, em julho de 2010, retornou ao setor operativo da esquadra revitalizado e com algumas modernizações.

Características

O porta-aviões São Paulo é o maior navio de guerra do hemisfério sul. A embarcação foi adquirida da França e incorporada pela Marinha brasileira em 2000. A embarcação foi construída entre o final da década de 1950 e o início da década de 1960.

A embarcação possui 266 metros de cumprimento e pode atingir a velocidade de 30 nós (equivalente a quase 60 km). Ele também possui duas catapultas de lançamento de aeronaves de asas fixas, e tem capacidade para transportar aproximadamente 37 aeronaves de asas fixas e dois helicópteros. Sua tripulação, considerando a ala aérea, é de 1.600 homens.

Nota do Blog: Fonte do Jornal Atribuna on line – O PN  particularmente aguardamos mais infos sobre este fato

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

Às 13h55 ainda estava fundeado na Guanabara.

José da Silva

Durante a madruga aparecia MO. No site aberto amanha 0900.

Dependen também quem esta de “gerente do porto” no turno

Marcos

Nave interessante essa: fica para cima e para baixo do litoral brasileiro, sem operar nenhuma aeronave de asa fixa, função primeira, e só serve para visitação pública.

Ir para o Golfo Pérsico, embarcada com os A-4, todos operacionais, para fazer vigilância de área: nem falar.

Giordani RS

Marcos disse:
13 de dezembro de 2012 às 15:02
“Nave interessante essa: fica para cima e para baixo do litoral brasileiro…”

Tu quer dizer, só no trecho rio-são paulo. Busco pela memória e acho que esse navio, no seu auge na MB, nunca foi além dessas bandas…

Marcelo

Marcos disse:
13 de dezembro de 2012 às 15:02

Ir ao Golfo Pérsico???? eu hein…por que deveríamos (falo como brasileiro) fazer isso?

José da Silva

Como disse o MO foi em Fortaleza, Rio Grande e também em Salvador.

andreas

Pois é, enquanto isso a Barroso já viajou por todos os Oceanos… As Niterói estão em sistema de rodízio no Líbano. Não diria Oriente Médio, mas tá mais do que na hora de ele estar operacional e começar a fazer umas viagens pra fora do nosso mar territorial, que é o que todo mundo com Nae mundo afora faz. Daqui a pouco aparece o Liaoning aqui dando uma volta, aí aguenta a humilhação…

Giordani RS

andreas disse:
13 de dezembro de 2012 às 17:48

Não duvido…primeira parada, venezuela…mar do caribe e tal…

andreas

Pois é Marcelo, o problema é que até o 25th May foi pra war, e o São Paulo… se omitiu…

andreas

Aliás, que eu me lembre, o Minas também nunca saiu daqui, ou não?

fragatamendes

Caros amigos, eu também estou achando esta noticia da ida do São Paulo ta meia nebulosa, pois hoje precisamente as 14:30 eu estava atravessando a baia em direção ao RIO e oSP estava nas emediações da Escola Naval provavelmente regulando as caldeiras pois estava soltando uma fumaça branca prla chaminé com a CV Barroso de guarda e quando estava retornando para casa pela Av. Litorânea mais ou menos pelas 17:00 o mesmo estava no mesmo lugar só que rodeado por 4 rebocadores, provavelmente para levá-lo para o cais.Tomara que eu esteja errado.Abraços do MENDES.

sergiocintra

Num tinha festança (Formatura) na Escoela. Pano de fundo, para a lista das utiidades. Afinal já teve até desfile a bordo. Que deu o q falar aqui.

andreas

Quanto tempo que um navio como a Barroso permanece em missões normalmente antes de ter de parar geral para revisão ou manutenção? Pois faz meses que a Barroso está em todas! Aqui e em mares afora! Queria ter uma idéia de quantas milhas ela já navegou. E do jeito que a MB está fazendo uso com gosto dela, é bom mesmo que saia a construção de mais 4 como era o boato tempos atrás. Aliás, seria bom era construir logo uma meia dúzia a mais. Alguém sabe como anda a construção ou não de mais unidades da classe Barroso?

nunes neto

Andreas, a construção não anda, elas ainda estão nas pranchetas (
estou velho, estão nos computadores :)),estão definindo as configurações, sistemas ( sensores, radares etc …) ,as modificações para torna-las mais stealth( superestrutura, mastro etc…), as Tamandares vão demorar um pouco para navegar , eu chuto a primeira operacional lá para 2020, mas queria queimar a língua e vê-las antes.Abçs

daltonl

Andreas… A Corveta Barroso é nova ainda portanto não terá que passar por periodos de manutenção por hora, os de maior monta ocorrem depois de mais ou menos 10 anos e a cada 5 anos ou pouco mais um periodo em doca seca fora a manutenção que ocorre enquanto atracada. Sem demeritos à Barroso, mas não vi nada de muito extraordinário até agora que suas meio irmãs da classe Inhauma não tenham feito, já participaram de comissões no exterior também, incluindo Europa e participaram de exercicios bem complexos. Quanto a Barroso ter navegado por tres oceanos, há de se ponderar… Read more »

fragatamendes

Pessoal acabei de passar novamente, pela Praia de Icaraí e vi o São Paulo no mesmo lugar ( em frente a Escola Naval ).Abraços do MENDES.

daltonl

Oi MO…

o Fuzhou e os demais da classe ainda não haviam sido comissionados nas datas que vc mencionou.

O que descobri, foi que em 2002 um destroyer, o Qingdao e um navio tanque circunavegaram o globo fazendo escala em Fortaleza… talvez seja este…e não foram os unicos que os chineses já despacharam para aguas distantes, afinal, são os “workhorses” de qualquer marinha !

abraços

Alexandre Galante

Deu Zicka, MO!

daltonl

Tá…o NAeSP não pôde ir à Santos, mas o USS Nimitz também não está indo a lugar algum devido a conserto emergencial que irá durar aguns meses, isto que o mesmo, deixou um periodo de manutenção de 14 meses em março passado… 🙂

Baschera

NAe de cabotagem…… rsssss….. quanta maldade ! Também podiam usar como alternativa a ponte aérea RJ/SP nestes dias de voos lotados….kkkkkk. Bem, pelo menos flutua !! Abaixo, partes do discurso do Comandante da Marinha (mensagem de final de ano), pinçados onde fala do São Paulo, do “novo” NAe….. e de quebra sobre os A-4…. Sobre o “São Paulo”: No que diz respeito ao próprio Navio-Aeródromo “São Paulo”, foram realizados os serviços na Planta Propulsora e a revisão da Catapulta Lateral, / para o retorno do navio à operação. Os consoles do Centro de Operações de Combate e os demais itens… Read more »

Marcos

Podiam transformar esse Nae em um Cassino.
Tem um outro país ai que transformou um Cassino flutuante em um Nae.
Nós podemos seguir no caminho inverso.
Não que desativem a nave, mas daríamos uma dupla utilidade para o mesmo, além de entrar um dinheirinho extra para a Marinha.

Guilherme Poggio

Marcos disse:

Podiam transformar esse Nae em um Cassino.

Tentaram isso lá na China Marcos. Não deu certo. Acabou virando NAe novamente.

nunes neto

Marcos Cassino eu não sei, mas é o salão de recepções favorito da MB, toda solenidade é lá naquela pista 🙂