Brasileiro deixa a Marinha dos EUA e se torna cidadão norte-americano
Após servir a Marinha dos Estados Unidos, o brasileiro Edson Machado, de 27 anos, realizou outro juramento importantíssimo em sua vida: Jurou oficialmente a bandeira dos Estados Unidos e naturalizou-se cidadão norte-americano. A cerimônia, na sexta-feira (4), contou com a presença de outros 9 fuzileiros que também fizeram o mesmo juramento, ocorrido na base Marine Corps Recruit Depot Parris Island, em Port Royal, Carolina do Sul.
Edson, que chegou aos Estados Unidos aos 19 anos de idade, beneficiou-se de um programa que agiliza a naturalização de imigrantes que servem as Forças Armadas. O governo acelera todo o processo de naturalização, ou seja, desde a apresentação do formulário de aplicação até a prova e juramento da bandeira.
O ex-presidente George W. Bush assinou a ordem executiva em julho de 2002, a qual determina que todos os imigrantes que, por ventura, servirem o país tenham direito à cidadania imediata. Para qualificar, os candidatos devem ter servido às Forças Armadas, não possuir antecedentes criminais, fluência em inglês, história e civismo norte-americanos.
Desde que Bush assinou a ordem executiva, mais de 83 mil estrangeiros, naturais de 27 países, se naturalizaram norte-americanos. “Obter a cidadania após passar por momentos difíceis e arriscar a vida pelo país é a maior de todas as recompensas”, disse Machado o jornal comunitário Brazilian Times.
FONTE: Brazilian Voice