Estaleiro entrega corveta e navio de patrulha à Marinha dos Emirados Árabes

7

Abu_Dhabi_class_ASW_Corvette

Foi realizada hoje no estaleiro da Fincantieri em Muggiano, na província de La Spezia, na Itália, a cerimônia de entrega à Marinha dos Emirados Árabes da corveta classe Abu Dhabi, lançada em fevereiro de 2011, e do navio de patrulha Ghantut, lançado este mês. Estiveram no evento o contra-almirante Admiral Ibrahim Salem Mohamed Al-Musharrakh, comandante da Marinha dos Emirados, o vice-almirante Alberto Gauzolino, representante do Estado-maior, além de outras autoridades da Marinha italiana

A importância estratégica do mercado árabe levou à parceria da  Fincantieri com Emirados através da criação da empresa Etihad Ship Building em Abu Dhabi, em regime de joint venture com o estaleiro árabe Al Fattan Ship Industries e a empresa Melara Middle East. O objetivo é projetar, construir e comercializar embarcações militares e civis, bem como realizar contratos para manutenção e reformas.

Corveta classe ‘Abu Dhabi’

Abu_Dhabi_class_Corvette

O projeto da corveta classe Abu Dhabi é uma evolução do modelo Cigala Fulgosi, que resultou na construção de quatro navios da classe ‘Commandante’ para a Marinha italiana. O contrato também contempla apoio logístico e treinamento de pessoal para os compradores árabes. A corveta tem 88 metros de comprimento, 12m de boca e desloca um total de 1650 toneladas. O navio é movido por dois motores a diesel de 7mil kW cada, e atinge velocidade 25 nós. A embarcação, com epsaço para 70 tripulantes, será empregada, a princípio, para patrulha e vigilância, e posteriormente em ações contra submarinos, anti-aéreas e combate de superfície. A corveta também poderá trocar dados em tempo real com outros navios, helicópteros e postos de comando em terra.

Programa ‘Falaj 2’

Fincantieri-Falaj_2_Ganthoot_UAE_Navy
Os navios de patrulha Ghantut, entregue hoje, e Salalah, lançado em junho de 2012, foram encomendados pelos Emirados Árabes em 2010 como parte do programa ‘Flaj 2’. As embarcações têm 55 metros de comprimento, 8.8m de boca, alcançam velocidade de 20 nós e acomodam 29 tripulantes cada uma.

Um dos principais atributos dos navios é o projeto com ênfase na invisibilidade, tornando-os difíceis de serem detectdos em radares. Outro ponto é a versatilidade, que lhes permite realizar tarefas desde patrulha e vigilância até defesa contra alvos aéreos e de superfíce em águas territoriais ou internacionais. O contrato dá aos Emirados a possibilidade de aquisição de mais dois navios, bem como transferência de tecnologia para a construção local de mais embarcações.

FONTE: Navy Recognition (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments