MoD britânico coloca quatro fragatas tipo 22 à venda
O Ministério da Defesa (MoD) britânico, através da Disposal Services Authority (DSA), está aceitando ofertas para a venda das fragatas tipo 22 HMS Cumberland, HMS Cornwall, HMS Chatham e HMS Campbeltown da Marinha Real. Os navios foram descomissionados devido aos cortes orçamentários propostos pelo plano de reestruturação das Forças Armadas do Reino Unido em 2010. O prazo para ofertas é até o dia 23 deste mês, e os interessados visitarão os navios entre fevereiro e março.
Dentre as possibilidades para as embarcações, a DSA contempla a continuação do serviço, e que pelo menos uma das fragatas seja destinada para desmanche e reaproveitamento. Também cogita-se o afundamento dos navios para uso como recifes artificiais.
Representantes do Parlamento para a região de Portsmouth – onde os navios se encontram atualmente – acreditam que a reciclagem ou o afundamento das fragatas seriam as opções mais viáveis. “A Marinha estaria sendo otimista demais se acreditasse que poderia recomissionar esses navios. A ideia dos recifes pode funcionar. O valor de desmanche das embarcações não é tão grande, mas pode haver alguém interessado em afundá-las”, explica o representante Mike Hancock. Para Penny Mordaunt, de North Portsmouth, “a população quer o melhor retorno possível para o orçamento destinado à Defesa quando os navios chegam ao fim de sua vida útil. Querem recuperar o máximo de dinheiro para investir no reaparelhamento das nossas Forças Armadas”.
Comissionadas nos anos 1980, as fragatas HMS Cumberland, HMS Cornwall, HMS Chatham e HMS Campbeltown foram concebidas originalmente como plataformas anti-submarino, mas logo se converteram em navios eficientes também em combate de superfície e defesa anti-aérea.
FONTE: Naval Today e portsmouth.co.uk (tradução e adaptação do Poder Naval)