Estaleiro Mauá entrega ‘Rômulo Almeida’ para Transpetro
Mulheres comandam petroleiro juntas pela primeira vez no país
Uma cerimônia realizada na manhã do dia 17 no Estaleiro Mauá, em Niterói, no Rio de Janeiro, marcou a inclusão do navio de produtos Rômulo Almeida à frota da Transpetro. O navio, que teve dois meses de atraso na entrega, é a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a iniciar suas operações.
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, afirmou que o estaleiro Mauá vai receber uma multa pelo atraso de dois meses na entrega, mas ressaltou que não houve aditivos pagos ao estaleiro pela construção do navio.
O Rômulo Almeida tem capacidade para exportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo. Concluído com índice de nacionalização de 72%, segundo dados da Transpetro, o navio mede 183 metros de comprimento e pesa 48 mil toneladas de porte bruto.
A embarcação será liderada por duas mulheres: a paraense Hildelene Lobato Bahia (foto), que será a comandante, foi a primeira mulher brasileira a atingir o posto mais alto da hierarquia da Marinha Mercante, e a carioca Vanessa Cunha será a sua imediata.
FONTE/FOTO:Petronotícias