Frotas da Marinha russa fazem exércícios conjuntos no Mar Negro
Forças navais russas realizarão exercícos anti-terrorismo no Mar Negro durante os próximos dias. As informações da assessoria de imprensa do Ministério da Defesa da Rússia foram divulgadas ontem.
O contingente é comporto de navios das Frotas do Mar Negro, Báltico e do Norte, e as manobras envolvem interoperabilidade com aeronaves de longo alcance da Força Aérea, e unidades de defesa anti-aére nas regiões do Mediterrâneo e do Mar Negro. “No momento, os navios de guerra estãoem áreas estratégicas. Nos próximos dois dias, serão feitos exercícios de combate a invasões e operações contra ameaças terroristas”, comunicou um porta-voz do MD russo. Entre as embarcações participantes estão o contratorpedeiro Severomorsk (classe Udaloy) e os navios de escolta Smetlivy e Yaroslav Mudry.
Ainda segundo a fonte, os navios anfíbios Kaliningrad e Alexander Shabalin também participam das operações, junto com uma unidade de infantaria naval, e deverão praticar desembarque e operações anfíbias no litoral do Mar Negro.
“O objetivo dessas manobras é exercitar a formação de forças combinadas fora da Federação Russa, planejar seu uso e realizar operações conjuntas”, declarou outra fonte do MD à agência de notícias Interfax-AVN.
O comando das manobras está baseado no cruzador Moskva, que se encontra no Mediterrâneo. Segundo o porta-voz do ministério, o navio conta com sistemas de controle e comunicações que devem garantir a coordenação dos exercícios em tempo real.
FONTE: RIA Novosti e Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval)