_65613109_65613108

Em comunicado divulgado ontem, a Marinha dos Estados Unidos informou a decisão de desmantelar o caça-minas USS ‘Guardian’ (MCM 5) a fim de removê-lo do recife de Tubbataha, próximo à costa das Filipinas. O porta-voz da U.S. Navy, James Stockman, declarou que desmontar o navio seria a solução menos danosa ao santuário ecológico onde o recife se localiza. Dois guindastes contratados pela Marinha seguem para o local do encalhe.

Relatórios iniciais apontam que o acidente pode ter acontecido por conta de erros na carta náutica digital apontando a localização do recife. O contra-almirante Thomas Carney, da U.S. Navy, disse em entrevista coletiva na semana passada que as investigações levarão em conta todas as possibilidades, incluindo condições climáticas e do mar, bem como o estado do sistema de navegação do caça-minas.

O USS ‘Guardian’, da classe Avenger, está encalhado desde o último dia 17 no recife de corais de Tubbataha, a 80 milhas da ilha Palawan, nas Filipinas. Todos os 80 tripulantes e 15 mil galões de combustível foram retirados do navio. Os guindastes para o resgate devem chegar ao local no começo de fevereiro.

FONTE: Militaryphotos.net e The Guardian (Tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments