O ‘PROSUPER’ do Peru
O governo peruano assinou um contrato no valor de US$ 300 milhões com o estaleiro local SIMA-PERÚ S.A. (Astilleros Servicios Industriales de la Marina) para a construção de 13 navios. Eles serão construídos pelo principal estaleiro da companhia, localizado na cidade de Callao e pela instalações menores em Iquitos. O apoio técnico será fornecido pela Daewoo Shipbuilding and Marine Engineering (DSME) e a Samsung Thales.
Os 13 navios, incluindo dois navios de apoio logístico com deslocamento de 7000 toneladas, um navio-veleiro, quatro navios de patrulha oceânica (OPV) e seis navios de patrulha costeira. Acredita-se que todos estes navios serão derivados de projetos coreanos conforme Memorando de Entendimento (MoU) assinado entre o governo peruano e a DSME em abril do ano passado para construir e modernizar navios.
A grande pergunta é se o Peru pode realmente poderá construir 13 navios através de um contrato de US$300 milhões. Mesmo com os custos de construção mais baixos no Peru, comparado com a Coreia, um segundo investimento de aproximadamente US$ 300 milhões pode ser necessário para completar o programa. A entrega dos navios de patrulha costeira pode ocorrer ainda em 2014, os navios de patrulha oceânica por volta d e 2016 e o primeiro dos dois navios de apoio logístico em 2018.
No MoU original foi mencionado também a possível construção de submarinos, mas eles não fazem parte do acordo assinado, pois os mesmos deverão ser construídos na Coreia do Sul. A companhia SIMA do Peru nunca construiu um submarino.
FONTE: revista Seapawer – fevereiro de 2013, página 40 (tradução e edição, Poder Naval a partir do original em inglês)
NOTA DO EDITOR: o título é apena para dar a dimensão do acordo peruano, pois as unidades navais contidas em um e em outro programa são distintas, bem como os propósitos de cada um.