Incidente envolvendo navios chineses e japoneses
Uma fragata chinesa, que patrulhava as águas perto das ilhas de Diaoyu (Senkaku), travou seu radar em um contratorpedeiro japonês que se encontrava na mesma área com missão análoga. O incidente, que se tornou notícia agora, aconteceu em 30 de janeiro.
O navio chinês apontou para o japonês o radar destinado a avaliar as dimensões do alvo e a distância para ele. Habitualmente, esta operação precede a abertura do fogo. Os marinheiros japoneses contiveram-se e não tomaram medidas de resposta.
Os peritos afirmam que o apontamento do radar de pontaria a um navio de guerra estrangeiro é um fenômeno muito raro e extremamente perigoso, capaz de provocar um ataque inadiável.
FONTE: Voz da Rússia
Dois cães gigantes rosnando um para outro… Mas nenhum com disposição suficiente pra começar a briga… Não se sabe como ela pode terminar. Até porque os EEUU como aliados estratégicos do Japão, serão empurrados para dentro de um eventual conflito entre o seu maior credor e o seu segundo maior credor…
Voz da russia…
A matéria foi divulgada ontem na Globo News, inclusive com imagens de emebarcações das duas marinhas e discurso inflamado do 1º ministro japonês, o qual não entendi nada logicamente, mas fiquei atento, e entenderia perfeitamente, se ele dissesse: “tora, tora, tora…”
Isso cheira mal, muito mal… significa que, por pura sorte, não começou a 3ª Guerra Mundial… e ainda tem gente que critica os gastos com Defesa…
Pouca vergonha 2 potências brigando por essas porcarias de pedras. Deviam sentar e negociar as questões de todas as ilhas que vivem reclamando.
Apontar os radares de Direção de Tiro (DT) para um navio de guerra é um ato de guerra. Essa simples atitude justificaria o ataque pelo navio do Japão. Porquê será que a China fez essa provocação? Da próxima vez teremos engajamento certo!
O problema é que c/ os chineses, ninguém tem certeza de quem é que mandou fazer:
a) se o comitê central do partido,
b) se o capitão do navio, exasperado c/ a presença do navio japonês,
c) se o operador do radar, acometido de excesso de zelo patriótico.
Qnto aos americanos:
(http://nation.time.com/2013/02/08/china-to-find-a-target-rich-environment/)
Estão se mexendo, sem alarido, nas sombras.