Atraso no resgate do USS ‘Guardian’
A operação iniciada neste mês para resgatar o caça-minas USS ‘Guardian’ (MCM 5) da Marinha americana vem enfrentando dificuldades. De acordo com informações do portal Stars and Stripes, o SMIT ‘Borneo’, um dos guindastes particulares contratados para içar o navio, não conseguiu ancorar no recife de Tubbataha, na costa nas Filipinas, onde o Guardian está preso. Ainda segundo o portal, um guindaste maior, tipo DP-3, já está a caminho e deve chegar no próximo sábado.O plano de salvamento aprovado pela U.S. Navy prevê o desmantelamento e retirada do caça-minas aos pedaços.
Mergulhadores e pesquisadores da Universidade das Filipinas denunciaram em comunicado divulgado nessa semana os danos ambientais causados pelo encalhe, alegando desrespeito ao santuário ecológico e negligência no monitoramento da rota do navio, que está encalhado desde o dia 17 de janeiro. O secretário de Estado norte-americano, John Kerry entrou em contato hoje com o secretário de Relações Exteriores das Filipinas, Albert F. del Rosario, e garantiu que os EUA cooperarão com o governo filipino no resgate do caça-minas, nas investigações posteriores sobre as causas do encalhe, além da compensação pelos danos causados à reserva ambiental.
O recife de corais de Tubbataha fica na região central do Mar de Sulu, a cerca de 80 milhas da ilha Palawan, parte do arquipélago filipino. O ecossistema da região é considerado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, e abriga 600 espécies de peixes, 360 de corais, 11 tipos de tubarões, 13 espécies de golfinhos e baleias e 100 tipos de tartarugas marinhas.
FONTE: Naval Today, Manila Standard Today e Philippine Information Agency (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de originais em inglês)
VEJA TAMBÉM:
desta vez nao vai dar para jogar para os cachorros o Comandante do Navio (como e’ de habito na Marinha dos EUA) pois a carta nautica estava errada.
O problema é que os “rangers” filipinos responsáveis pelo monitoramento
dos recifes avisaram o USS Guardian para não prosseguir e este deliberadamente ignorou os avisos inclusive respondeu que as queixas fossem feitas junto à Embaixada dos EUA em Manila !
ou seja SIFUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU !!!!!!!
Srs, eventualmente falando de um graneleiro tipo panamax que embarcou maize em SSZ pro Irã … nossa principal produtio de eportação pros iranicos
e de manobras no Porto de Santos:
Dalton,
Seria um caso de arrogância?
Sds.
Arrogancia é uma possibilidade, mas, ao mesmo tempo, o comando do
USS Guardian deve ter deliberado erradamante ou não, que o proprio
governo filipino quer a US Navy por perto por conta dos chineses, então
a prioridade sendo o livre transito pelas aguas filipinas.
Se havia recomendação de não confiar cegamente nas cartas digitais,
o comando do USS Guardian poderá ser responsabilizado.
abs