Frota do ELP patrulha Mar do Sul da China
Uma frota da Marinha do Exército de Libertação Popular (ELP) da China concluiu o primeiro exercício de treinamento deste ano no oeste do Oceano Pacífico. Os navios regressaram nesta sexta-feira à cidade portuária de Qingdao após 18 dias no Mar do Sul da China.
O contingente é composto pelo contratorpedeiro antimísseis Quingdao, e duas fragatas equipadas com mísseis, Yantai e Yancheng, que transportavam três helicópteros. As embarcações fizeram um percurso de quase seis mil milhas. Mais de 700 oficiais e soldados da Marinha participaram na expedição.
Durante a patrula, foram realizados exercícios. Os treinamentos, conduzidos na região das ilhas Nansha, incluíram manobras de combate a ataques de piratas e para rechaçar navios simulando violações à integridade marítima chinesa.
A expedição e as manobras na região são um resultado direto das disputas entre China e Japão em torno das ilhas Dayou/Senkaku e de incidentes recentes na região do arquipélago, em que um navio da Marinha chinesa teria apontado armas contra uma embarcação das Forças de Autodefesa japonesas.
FONTE: China Rádio Internacional e Naval Today (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: