Uma visão artística da corveta Barroso Mod ‘stealth’

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corveta classe barroso 4-580px

Clique na imagem para ver a segunda versão da corveta Barroso Mod “stealth” feita pelo nosso artista digital Jacubão, com algumas modificações sugeridas pelos leitores do Poder Naval.

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thomas_dw

muito bonito – so que nesta configuracao, o peso minimo deve ser perto de 5,000t , um detalhe, o convoo deve ser mais comprido para permitir um SH-60 pousar e o hangar tambem deve ser um pouco mais alto.

Ozawa

Belíssima ! Só que, na esteira do que já disse o thomas_dw, a definição então não será mais ‘corveta’… Tá mais pra um ‘contratorpedeiro de bolso’…, parodiando os eufemismos navais da kriegsmarine nos idos anos da limitação de tonelagem do Tratado de Versalhes…

ci_pin_ha

Poderia adotar o sistema de propulsão por Azipod e Bow Thruster.

nunes neto

Como não entendo, para mim agora ficou muito bom,só tenho dúvidas se a MB vai colocar esse sistema de defesa anti-aério de lançameto vertical nas “corvetas”, acho que vão aproveitar o albratos das Níteroi ou vão colocar algo como o Simbad-RC,me baseio pelo histórico da MB,espero queimar a língua,parabéns Jacubão,cuidado os chineses vão roubar esse projeto assim como fizeram com o Árpia 😉

nunes neto

Não querendo ser chato, já sendo ,falta bow thruster nas laterais.

jacubao

Ô meu pai, esse povo é exigete demais, hehehehe… Vou fazer novas alterações! Aguardem!!! 😀

joseboscojr

Jacubão, Sem querer ser palpiteiro e já sendo, rrsrsr, vamos ser realistas, se nem os LCS têm radares de varredura eletrônica não será a nossa Barroso 2 que terá. Coloca só um radar 3 D giratório mesmo, mesmo porque só agora estão surgindo radares de varredura eletrônica compatíveis com corvetas. Também não é usual corvetas terem azipods e bow thruster pessoal. Vamos colaborar com o Jacubão. rrsrs Também não precisamos de pump-jets. rsrsrs Grande Jacubão, corvetas em geral não operam mísseis de defesa de área, no máximo de área curta (e olhe lá), sendo mais usual apenas de “defesa de… Read more »

daltonl

E não esqueça também de desenhar um helicoptero no convoo como um Seahawk e também os misseis hellfire e torpedos MK 54 que ele utiliza.

🙂

Baschera

Grande projeto Jacubão….. Mas também vou dar meu singelo palpite….. Fica muito pesada nesta configuração….. mas a observação do Bosco de usar um sistema Raytheon RAM (um único lançador/21 mísseis)….em vez de um container VLS (atras do canhão) é boa. Colocaria outro RAM na popa no alto da estrutura….. Olha, ouvi dizer que a MB gosta muita da Classe K130 da M. Alemã…. leve, altamente automatizada, de pouquíssima tripulação, fortemente armada no teatro de combate de superfície e … leve, menos de 2.000 Ton e sem chaminé (sistema de escape dos gases é submerso) o que lhe confere baixíssima assinatura… Read more »

Baschera

Bosco,

Com este armamento todo…. fica um Cruzador…. 🙂

Sds.

daltonl

“…(sistema de escape dos gases é submerso)”

Diria Baschera que o escape é proximo a linha dágua e não submerso.

joseboscojr

Baschera, Em princípio um único lançador RAM bem posicionado cobrindo uns 260° como visto nos LCS é suficiente para dar cobertura de 360º haja vista a capacidade do míssil de LOAL. Como o míssil é designado pelo radar 3D do navio, contra ameaças que estão na zona cega do lançador, encobertos pelo mastro, ele usa seu sistema inercial avançado para se dirigir ao míssil antinavio e locar após o lançamento em ângulos de até 50º para cada lado. Funciona igual aos sistemas de lançamento vertical que têm que atingir alvos encobertos pela estrutura do navio e a até 90º do… Read more »

joseboscojr

Baschera,
Agora nesse barco de “turismo” alemão que você citou, o K130, pode ser que devido à grande zona cega promovida pela superestrutura (diferente do LCS que é só o mastro) haja a necessidade de 2 lançadores RAM.
Cada “causo” é um “causo”. rsrsss
Mas na Corveta do Capitão Jacubão, pelo meu olhar clínico rsrsrsr, basta um em cima do hangar.

jacubao

Vamos lá meu povo, estou fazendo as modificações sugeridas para fazer uma BARROSO STEALTH dos amigos do blog, hehehehehe… Quando estiver pronta, pedirei ao Galante para postar.

jacubao

O projeto etá ficando assim: ARMAMENTOS: – 1Canhão OTO MELARA 76mm SUPER RAPID – 1 lançador VL MICA IR/RF – 2 lançadores de EXOCET MM40 Block III – 2 lançadores embutidos de torpedos A/S MK-46 ou MK-50 – 1 CIWS VULCAN PHALANX – 2 lançadores CHAFF – 4 metralhadoras calibre 12,7mm (.50) – Mísseis antinavio AGM-119 PENGUIN (SEA HAWK) – Mísseis antinavio SEA SKUA (SUPER LINX) SENSORES: – Mastro Thales I-Mast-400 – Radar 3D SMART-S MK2 – Sonar EDO Corp. 997 – CME ET/SLQ-2X DEFENSOR – 2 Sistemas FLIR (1a vante e 1 a ré) – 1 radar de navegação… Read more »

joseboscojr

Eu achei que ficou legal.
Vai fundo!

GUPPY

Jacubão,

E a motorização? Qual a combinação? CODOG? Vai manter a da atual Barroso? Ou o amigo não analisa este assunto, deixando mesmo para os engenheiros, até porque a escolha deste item depende muito da tonelagem, velocidade e raio de ação?

Abraços

juarezmartinez

Sugestão de alguém que não entende puvucas de navios, mas trabalhou com manutenção na FAB.
Baseado na penúria que vivemos desde Cabral, como disse o Bosco, e no inevitavel aumentos dos custos com co bustível e também na necessidade de geração elétrica adicional para fazer rodar toda a barafunda eletrônica do navio, se existirem motores navais que caibam no espaço da sala de máquinas e que possam despejar a potência necessária mínima para o navio, adotem tão somente um arranjo com motores diesel, e esqueçam a turbina e suas complicadas transmissões e reduções.

Grande abraço

Optimus

Poh, Jacubão! Ficou DEZ!

Mas como o pessoal disse, ficou praticamente um contratorpedeiro: faz um desenho com AEGIS então!

😉

jacubao

Amigos, o novo desenho está pronto, só falta achar o Galante ou o Poggio
para postar. Se alguém estiver com algum deles, avisem. 😉

Joker

Fui pego por uma reflexão sobre esses designers stealth, a área de vela desses navios não aumentou não? Se essa área de vela que provavelmente ficou maior se tem sido bem utilizada pelos comandantes para reduzir o consumo de óleo combustível ou o inverso tem aumentando o consumo?

bem viajei na maionese, mas tá ai…

Mauricio R.

“…o escape é proximo a linha dágua e não submerso.”

Não havia um design de MEKO do B+V, em que o escape dos gases não era pela clássica chaminé, mas pelo cubo das hélices; tipo Prairie/Masker????