Navio-Veleiro ‘Cisne Branco’ participará da Comissão Europa 2013

21

FOTO1NVeCisneBranco

No período de 27/03 a 02/11/2013, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” participará da Comissão Europa 2013 onde participará de regatas e realizará ação de presença e estreitamento de laços de amizade com os países visitados e Marinhas amigas, participando dos seguintes eventos: 823º Aniversário do Porto de Hamburgo; Armada de Rouen; 525º Aniversário da Marinha Real Holandesa; Regata “Tall Ships Races”; 23ª “Hanse Sail Rostock”; 6º Festival “Mediterrâneo e Veleiros”; e 3ª Regata “Tall Ships Mediterranean”.

A partida do Navio, programada para o dia 27/03, ocorrerá na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 15 horas. O Navio aportará, nos portos de Natal-RN e Recife-PE, no Brasil; Las Palmas, Barcelona e Teneriffe, na Espanha; Hamburgo e Rostock, na Alemanha; Dublin, na Irlanda; Antuérpia, na Bélgica; Rouen, na França; Den Helder, na Holanda; Oslo, na Noruega; Aarhus, na Dinamarca; Helsinki, na Finlândia; Riga, na Latvia; Szcezcin, na Polônia; Lisboa, em Portugal; Cagliari e Civitavecchia, na Itália.

O Navio foi encomendado pela Marinha do Brasil para as comemorações dos 500 anos do Descobrimento do nosso país. Foi construído no estaleiro Damen Shipyard, em Amsterdã, teve a quilha batida em 9 de novembro de 1998 e sendo lançado ao mar em 4 de agosto de 1999. Foi entregue em 4 de fevereiro de 2000 e incorporado à Armada em 9 de março de 2000, no dia da largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento, em Lisboa, mesmo dia da partida da Armada de Pedro Álvares Cabral. Tendo percorrido a rota de Cabral, aportou ao Brasil na mesma data do navegador (22 de Abril), participando de todas as celebrações na costa brasileira.

O Navio-Veleiro “Cisne Branco” tem como principais características:

  • 76 metros de comprimento, 10,6 metros de boca e 4,80 metros de calado, com deslocamento de 1.038 toneladas (carregado);
  • Possui propulsão a diesel e vela (1 motor diesel de 1.014 hp, acoplado a 1 eixo. Equipado com Bow-Thruster. Armado em galera com três mastros, sendo o grande com 46,4 metros de altura). Possui ainda 2 geradores diesel;
  • Alcança a velocidade máxima de 10,7 nós, com o motor diesel e até 17,5 nós com as velas;
  • Equipado com 32 velas, sendo 15 velas redondas, 10 velas latinas, 6 velas auxiliares e 1 vela de mau tempo, com uma área vélica total de 2.195 m²; e
  • 1 radar de navegação Furuno FR 1510 MK-3.

É a terceira embarcação e o segundo veleiro a ostentar esse nome na Armada Brasileira, em homenagem ao Hino da Marinha Brasileira, com esse título. Em heráldica, a figura do cisne significa uma feliz travessia e um bom augúrio.

Os órgãos da mídia interessados em cobrir o suspender do navio poderão credenciar-se previamente junto ao Comando da Força de Superfície pelos telefones (21) 2189-1940 ou (21) 7699-8710 (Tenente Paulo Sérgio) ou pelo e-mail: paulo.sergio@forsup.mar.mil.br, ou a partir das 14:00h do dia 27 de março na Base Naval do Rio de Janeiro localizada na Ilha de Mocanguê – Niterói – RJ.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Sem brincadeira: esse nosso clipper/cutter é a mais bela nave a velas do mundo.

MO

Bergantim

ahhh , nao eh nao … e isso nao eh pegando no pe, eh bunito, mas os maiores sao mais bonitos tipo Sagres, J.S Elcano, Eagle, Mir, Cuahtemoc …

aldoghisolfi

Como pode estar com duas bandeiras hasteadas?

MO

tbm é previsto

Vader

MO: meu conhecimento de assuntos naválicos não vai tão a fundo, mas a mãe dos burros “vikipédia” diz que bergantim tem um ou dois mastros só.

Eu tinha pra mim que bergantim era aquelas coisas que os portugueses montavam quando chegavam no Brasilis pra fazer navegação costeira e subir o Rio da Prata pra catar índio argentino e paraguaio.

MO

ue e o CB tem quantos afinal … kkkk

aldoghisolfi

Vader e MO: mas o quê? Qual a matemática de vocês? 1 ou 2 mastros? MO, o CB tem 2 mastros!? Não é a minha prais, mas Bergantim, além dos mastros, precisava ter remos, algo em torno de 30 remos, o que mostra que era uma embarcação eminentemente leve. Não é o caso do CB. MAS, também vi imagens de bergantins com 3 mastros, o que me diz que não há possibilidade desta nave ser manobrada com remos, concordam? Ainda mais que poderia carregar muitos canhões… PERGUNTA: O que é bergantim? O CB é um bergantim? Não estaria muito mais… Read more »

MO

nain, 3 mastros, nao eh clipper naum, sua aparencia é de clipper, mas nao eh naum, powtis aldo queria ver a fonte aonde vi que eh bergantim, mas nao to conseguindo me lembrar especificamente aonde .. sugiro cuidado com a descrição wilkipedia sobre … nao que domine classificação de veleiros, mas por via das duvias sugiro double check se a fonte for wikipedia ou fonte buneco …

daltonl

Bom…não sei se ajuda, mas o Cisne Branco é classificado como
“Full Rigged Ship” com 3 mastros com velas “quadradas” enquanto o Bergantim ou “Brigantine” em ingles tem dois mastros e apenas o dianteiro com velas”quadradas”.

aldoghisolfi

Che, li classificações de todos os tipos, inclusive colocando remos no Bergantim. A descrição que mais se assemelhou, para mim, é a de que o CB é um clipper. Li que o Bergantim pode ter 1, 2 ou 3 mastros, remos e canhões.

MO

powtis ai eh uma mistura, tem bergantim que nao tem remo, o Gloria, o Esmeralda são bergantim e nao tem remo, sabe quem eu acho que daria uma bela força, alguem da vela

Vader

Em vez de bergantim não seria um brigue não?

Porque bergantim de fato tende a ter remos e menos mastros.

aldoghisolfi

Vader:

o CB está bem para um clipper de bordo alto. O brigue, apesar do gurupés, comporta até 2 mastros.

aldoghisolfi

MO, conta a história, que o bergantim era uma embarcação para o comércio e rotas pequenas; a necessidade de um equipamento maior levou ao acréscimo de mastros e resultou na eliminação dos remos. Acho que a diferença entre o clipper e o bergantim, hoje, está na altura dos bordos. O perfil do CB me leva a acreditar que ele deve ser um clipper de bordo alto; pela pesquisa, hoje em dia não existe mais nenhum clipper, salvo o Cuty Shark. Não encontrei nenhum brigue com 3 mastros.

MO

cutty sark, bom talves seja semantica, romantica ou algo do genero, se vc analizar todo veleiro grande lembra um clipper, mas blz, valeu a dicução, tenho uma maquete grandona do cutty sark (1/96) e ele apenas lembra o Cb por ser veleiro, alem dos clippers serem cargueiros, com porões, ter mastros, mas é o tal negocio ha um buraco muito grande nas descrições de ambos, seria legal se eu me lembrasse de onde foi que vi ele como isso, mas aldo fico grato pela curiosidade e pesquisa sua, valeu mesmo !!

aldoghisolfi

MO, apesar da implicância que tenho com a wiki, fui lá e li que o projeto naval do CB foi inspirado nos antigos clippers, motivo pelo qual reforço minha opinião: apesar dos bordos altos, é um clipper. Muito bom.

aldoghisolfi

MO: a comparação entre o CB e o Cutty Sark deve levar em consideração as respectivas épocas.

Mas rapidinho vamos ser esclarecidos: contatei com Cisne Branco na sua página oficial e perguntei se ele era, ou não, um clipper.

MO

ih aldo, dependendo de quem ler, pode ter que te perguntar se o clipper eh de papel .. rsss mas isso eh dirigido ao Zé, nao esquenta com isso não, mas fica tql, vamos aguardar a resposta

aldoghisolfi

MO: a resposta do CB:

Cisne Branco (Navio-Veleiro)
Sim é inspirado nos clippers.

Acho que encerramos a boa discussão.

Grande abraço.

MO

kkkk, ou seja nem eles sabem …. blz Aldo (kkkk pq sera que nao fico surpreso pela resposta deles, kkkkk …). Mas Aldo, valeu, mais uma vez agradeço sua atenção ao fato

GUPPY

A discussão está encerrada mas eu gostaria muito de ver uma resposta/explicação de um MR dos bons que, tenho certeza, existe na Marinha. Será se o amigo Jacubão não conhece algum? Tem também oficial, tanto .1 (ponto 1) quanto .3 (ponto 3), que é bamba nisso.