‘Alexander Nevsky’ será entregue à Marinha russa ainda em 2013
Um oficial da Marinha russa declarou na última sexta-feira (22) à agência de notícias RIA Novosti, que o segundo submarino de propulsão nuclear da classe Borei (Projeto 955) será entregue à Força até o final deste ano.
“A Marinha pretende colocar o Alexander Nevsky em serviço antes do fim do ano. Tudo está indo conforme o planejado”, declarou o oficial ao comentar relatórios atestando que a embarcação só estaria pronta em 2014.
O submarino da classe Borei está em fase de provas de mar desde 2012 nas instalações do estaleiro Sevmash. De acordo com o oficial da Marinha, mais provas estão previstas para este ano, e também serão realizados testes com o míssil balístico Bulava lançado a partir do navio. Um porta-voz do estaleiro também confirmou à RIA Novosti que a embarcação será entregue à Marinha até o fim de 2013.
O Alexander Nevsky é o segundo submarino do projeto 955. O primeiro, Yury Dolgoruky, foi comissionado na Frota do Norte em janeiro passado, e o terceiro, Vladimir Monomakh, foi lançado em dezembro de 2012 – a previsão é que entre em serviço em 2014. Os primeiros navios da classe Borei serão capazes de transportar 16 mísseis Bulava. A Rússia planeja construir oito submarinos da classe até 2020.
O estaleiro Sevmash deve começar ainda em 2013 a construção de duas embarcações do Projeto 955A, uma atualização do atual 955. O Alexander Suvorov e o Mikhail Kutuzov serão capazes de transportar 20 mísseis balísticos cada um. A classe Borei deve se tornar o elemento principal da força de submarinos russa, substituindo os já obsoletos Projeto 941 (classe Typhoon) e 667 (classes Delta-3 e Delta-4).
FONTE: RIA Novosti (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM:
- Imagens: comissionamento do ‘Yuri Dolgoruky’ (K-535)
- Marinha russa ganhará 80 navios de apoio até 2016
- Marinha russa comissiona o SSBN ‘Yuri Dolgoruky’
- Rússia terá novos porta-aviões e submarinos não-tripulados, diz comandante da Marinha
- Marinha russa vai atualizar projeto do primeiro porta-aviões nacional