LAAD 2013: Marinha dos EUA quer vender helicópteros SH-60F usados
–
Assim como modelos novos, a versão utilitária recondicionada SH-60F é oferecida a vários países
–
A Marinha dos EUA (USN) está buscando compradores para helicópteros SH-60F Seahawk, que estão deixando o serviço em números crescentes. Na LAAD 2013 o diretor de programas internadcionais da USN, Mike Sears, disse ao site Shephard que 24 exemplares do SH-60F estão atualmente sendo disponibilizados como EDA (Excess Defense Article – sobra de artigo de defesa) e que esse número vai crescer conforme MH-60R/S são recebidos pelos esquadrões.
Segundo Sears, “conforme os ‘Romeos’ (MH-60R) são entregues à frota, os ‘Foxtrots’ (SH-60F) são retirados de serviço. O SH-60F é uma aeronave utilitária, para busca e salvamento, missões de operações especiais, podendo também ser usado para transporte e evacuação aeromédica (medevac). São tarefas similares às do ‘Sierra’ (MH-60S), mas a um preço que pode ser mais atrativo a clientes com restrições financeiras.” Ele acrescentou: “Embora seja uma aeronave EDA, a Marinha ainda o apoiaria por um longo tempo”.
As aeronaves recondicionadas estão sendo oferecidas com novos motores T700-GE-401C e vários têm mais de 6.000 horas de voo restantes em sua vida útil (de um total original de 14.000 horas). Apesar de não serem equipadas com radar, esse pode ser incluído no pacote de compra.
A Marinha dos EUA está em conversações com a Espanha, que já comprou dois SH-60F, sobre uma possível compra de mais unidades. Em 2010 a Tunísia requisitou uma compra de 12 aeronaves do tipo, via FMS, mas o negócio não foi adiante. Quanto à Marinha do Brasil, que atualmente voa quatro S-70B, há um requerimento para mais de 40 helicópteros navais adicionais, mas é preciso ainda decidir se haverá mais S-70B ou do tipo MH-60R.
FONTE: Shephard (tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês)
FOTOS: Marinha dos EUA (de cima para baixo, SH-60F, MH-60S e SH-60R)
VEJA TAMBÉM:
- Marinha divulga primeiro pouso embarcado do ‘Seahawk’
- Chegaram mais dois Seahawk para o HS-1
- Helicóptero Seahawk MH-16 é destaque na festa de 96 anos da Aviação Naval
- MH-16 estarão presentes nos 96 anos da Aviação Naval
- Marinha do Brasil recebe helicópteros ‘Seahawk’
- Esquadrão HS-1 completa 47 anos
- Helicóptero ‘Seahawk’ MH-16 (3035) já nas cores da Aviação Naval Brasileira
- Voa nos EUA o primeiro Sikorsky S-70B Seahawk (MH-16) da Marinha do Brasil
Excelente oportunidade para a MB!!!
Ah sim, esqueci que a MB já comprou o fantástico EC-725…
No donnuts for you… 🙂
Prá FFAA que anda comprando tantos caminhões… de repente começa a especializar o serviço…
“Quanto à Marinha do Brasil, que atualmente voa quatro S-70B, há um requerimento para mais de 40 helicópteros navais adicionais, mas é preciso ainda decidir se haverá mais S-70B ou do tipo MH-60R.”
Hããã??? Juro que não entendi… pelo que sei existe a opção de mais duas aeronaves S-70B que parece que foram exercídas pela MB… mas 40??? Colocaram o quê na bebida do gringo???
ou aqueles planos mirabolante que no papel seriam 27 disto, 50 daquila e no final vira 2, 4 … 0,5 …
mmmbrandao, Creio que não colocaram nada na bebida do jornalista estrangeiro que escreveu a matéria. Simplesmente, ele deve ter se referido ao planejamento de longo prazo (repito, longo prazo) do Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil – PAEMB, que diz o seguinte em relação ao período que vai até o início da década de 2030, quanto aos meios aeronavais: Força Aeronaval da Primeira Esquadra, em São Pedro da Aldeia (RJ): 24 Aviões de interdição e ataque de alto desempenho 04 Aviões de Alarme aéreo antecipado 04 Aviões de transporte administrativo e reabastecimento em voo 04 Aviões de… Read more »
Off topic!
NUNAO, alguma noticia sobre os Pantsir? ?
Não que faça muita diferença, mas a aeronave da terceira foto de cima para baixo claramente é um MH-60S e não um SH-60R que a proposito,
não existe tal denominação e sim MH-60R.
Dalton,
De fato, não faz assim tanta diferença até para a USN, pelo jeito: apenas segui as legendas feitas pela USN para as fotos e volta e meia, como vc bem sabe, o site da USN erra as próprias legendas…
Abs!
PS – Eduardo, eu não estou na LAAD, quem está é o Poggio e o Galante. Novidades sobre o Pantsir, se houver, serão publicadas no Blog das Forças Terrestres.
Do jeito que o projeto EC-725 está caminhando, em breve vamos pedir mais informações sobre estes SH-60F usados… afinal, a MB precisa de helicópteros que voem sobre o mar e não custem os olhos da cara para operar…
Uma pena que a parceria da Oderbrecht não é com a Sikorsky.
Senão…
Esse usados valem mais que alguns novos.
Sou alérgico a compra de equipamento militar usado, mas no caso dos SH-60F faço um desconto, como Almeida disse, eles pelo menos podem voar sob o mar sem restrições, enquanto outros novinhos em folha e supercaros não.
Abs,
Ricardo