Testes ocorrem com o Hermes 450 e com o Heron 1

 

Heron 1 da PF

vinheta-clipping-navalA Marinha brasileira iniciou a avaliação de dois aviões não tripulados israelenses quanto à possibilidade de seu uso na vigilância marítima.

Os militares estão realizando testes de veículos Hermes 450, produzido pela empresa Elbit Systems, e Heron 1 da Israel Aerospace Industries.

Os dispositivos deste tipo já estão em serviço no Brasil, no entanto, são utilizados pelas Forças Terrestres, Forças Aéreas e pela polícia, bem como pelas várias equipas de resgate.

A Elbit Systems e a IAI equiparam as versões navais de seus VANTs com novos sistemas de controle e de inteligência. Além disso, os dispositivos sofreram algumas alterações que os permitirão se manter no ar durante mais tempo.

FONTE: Voz da Rússia

NOTA DO EDITOR: tanto o Hermes 450 quanto o Heron 1 já são empregados no Brasil. O primeiro é utilizado pela FAB e o segundo pela Polícia Federal. Em relação ao emprego naval de VANT, esta tem sido uma prática comum em vários países, associando os mesmos com aeronaves de vigilância marítima tripuladas.

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Juarez

Fonte” Voz da Russia, de uma credibilidade ímpar….

Grande abraço

Eder Albino

pque o Brasil não faz testes com o hermes 900? ele não seria de maior capacidade? pergunta de leigo.
obrigado

Claudio Dönitz

A notícia é plausível uma vez que Tarso Genro está em Israel assinando mais um acordo com uma companhia israelense. Já está virando cartel.

No mais é sábido que existe um ciúme entre as FAs brasileiras. Se uma tem a outra também quer ter. Em breve será o EB procurando um UAV(israelense).

Juarez

pque o Brasil não faz testes com o hermes 900? ele não seria de maior capacidade? pergunta de leigo. obrigado Read more: http://www.naval.com.br/blog/2013/04/29/marinha-avalia-vant-israelenses/#ixzz2RuFCQrDn Porque é assim que se começa a aprender voando em um T 25, depois passa-se para um T 27, para um AT 29 e assim por diante. Com UAVs meu amigo é a mesma coisa, a FAB começou pelo mais simples, que tem apoio técnico dentro Brasil e bem perto de sua base operacional, o que trouxe como ganho, o apoio dos Israelenses no desenvolvimento da doutrina de uso e na alta disponibilidade em função do CLS… Read more »

J.Ricardo

o motivo do hermes 900 não é questão aplicada pelo usuario Juarez, pelo que ouvi relatos, a utilização dele seria limitada a lançamento de solo, enquanto ouvi dizer que o 450 poderia ser lançado das Embarcações da classe amazonas e outras com um “flightdeck” razoavel
mas eu acho que la no fundo, o ideal para a marinha seria uma aeronave aos moldes do ScanEagle Norte americano, como por exemplo o Skylite(dos israelenses), o alcanse seria reduzido, mas poderia ser lançado de embarcações menores, o que na minha opnião poderia compensar o alcanse

Paulo Costa

Acredito que estes devam ser a primeira leva,pois para as Fragatas,
e os Napaflu devem ser menores indicados para operar em conveses
de helicopteros,ou de sistema embarcados…

Alex Stélio

Alguém poderia me dizer qual autonomia de vôo dos VANTS que operam no Brasil. E se alguns deles ppoderiam, com algumas adaptações, levar armas. ou isso é impossível?

Vader

Se a Marinha seguir pelo caminho da FAB, pode dar jogo bom. Já se seguir pelo caminho da TAF, a Tarso Air Force, ala aérea da Polícia Federal, vai se enrolar. Espero que o almirantado seja sensato. Mas não duvido de nada. A pergunta que não quer calar é: pra que que a Marinha precisa de VANTs? Pra patrulha costeira? Mas nesse caso não seria melhor aeronaves de longo alcance, preferencialmente tripuladas? Ou a Marinha vai ter VANTs e bases aéreas espalhadas por todo litoral? Ou a MB pretende embarcar seus VANTs e, nesse caso, a pergunta é onde e… Read more »

Marcelo Andrade

Juarez, perfeita a sua colocação, com o Hermes 450 a FAB está preparou um processo operacional.

Caro Vader,

Acredito que se a marinha utilizar ARP`s de maior porte, estes serão operados belo Batalhão de Controle Aerotático e Defesa Antiaérea do CFN, como é feito com o “Carcará”.

Dalton

“Mas nesse caso não seria melhor aeronaves de longo alcance, preferencialmente tripuladas?”

VANTs não substituem aeronaves tripuladas e sim, as complementam até porque são mais baratas de adquirir e manter.

A US Navy por exemplo não está adquirindo P-8s em numero suficiente para substituir os P-3s na base um para um assim os P-8s serão complementados pelos “Tritons”.

Samuel

O Problema é que essas aquisições são feitas a conta gotas e sem planejamento logistico correto, ou seja num Pais com dimensão continental , temos 4, 5 ou 7 VANT operacional e quando estraga alguma coisa tem q vir lá de Israel , os da PF são apenas fachadas e propaganda, Moro na região amazônica , divisa com a Bolivia e por aqui só se faz vista a presença do estado em inauguração de alguma obra politiqueira ou nas operações como a Ágata, mas que rapidamente acaba .. e no resto do ano , mono(bi)motores estão aqui passando de um… Read more »

Vader

Acho que os colegas não entenderam minha colocação. O que questiono é como será a dispersão dos VANTs no território e no litoral, lembrando que a MB ainda tem que patrulhar os rios o que, só na Amazônia, já é uma tarefa ogra. Vão tudo operar de SPA? Então vão ter que ser Predator´s! Com o satélite exclusivo correspondente para poder operar! Ou vai haver bases da MB por todo o litoral e território, cada uma com um esquadrão VANT, para garantir a operação? Não sei, mas me parece que a MB está de certa forma usurpando uma tarefa que… Read more »

Emmanuel

Estamos querendo comprar algo que poderia muito bem ser desenvolvido aqui, ops, esqueci que o governo PTralha não investe em indústria bélica…a propósito, em que eles investem mesmo????
Se um “cumpanhêro di Brazilia” lesse o que escrevemos estaríamos sendo vigiados pela Abin neste exato momento…. @_@

Dalton

“Não sei, mas me parece que a MB está de certa forma usurpando uma tarefa que é da FAB.”

O pessoal do “aviaozinhum” sempre sendo egoista ! Lembra-me o que
Goering disse: ” tudo que voa é meu !” Desta forma a aviação naval
nazista nunca foi muito eficiente já que o planejamento ficava sob
o comando da Luftwaffe ao invés da Kriegsmarine.

“Voces” se meteram até na operação dos P-16s a bordo do “Mingão”
“assim não pode, assim não dá !” 🙂

MO

fucking aviaozinhum … kkkkk

Emmanuel

Dalton…é muita colher e pouco mingau…

GUPPY

Dalton e Vader, Tanto a Marinha como o Exército precisam de meios aéreos de qualidade e em quantidade, certo? Além da Força Aérea, como seria importante o Exército operar Hércules (C-130), aviões de transportes,etc, a Marinha também possuir seus próprios meios de transportes, de cargas e, não esquecendo, assumir os Orions (P-3) e suas tarefas, etc. Na verdade, como praticamente em todos os setores do país, jurídico, educacional, tributário, segurança, saúde, etc, falta uma grande reforma. Tudo tem que ser revisto, atualizado estruturalmente. E as forças armadas não são diferentes, precisam de uma reestruturação. Tudo está tão sinistro que um… Read more »

MO

nada, C 17 mesmo !!!!

FERNANDO

Pra mim o Heron é muito melhor que o Hermes 450.A marinha não tem base fora do RJ para operar os Vants?Ou ela poderia operar a partir de algumas bases da Fab ao longo do litoral.

FERNANDO

Este Heron que está na foto da matéria não é o Heron 2 ou TP ?

Vader

GUPPY disse: 30 de abril de 2013 às 15:36 Guppy, na minha opinião o Exército não tem que ter C-130 coisa nenhuma, o Exército tem que ter é FUZIL E BLINDADO! No máximo helicóptero (aliás, sou contra o EB operar helis de ataque, tarefa esta da FAB). Da mesma forma que a Marinha não tem que ter VANT e avião coisa nenhuma, tem que ter é NAVIO. A Marinha é esquisita: não tem navio pra operar, mas quer ter avião e tropa. Com todo o respeito, mas eu acho que tropa é coisa do EB, como avião é coisa da… Read more »

Kurush

Ilm° Sr Vader
Não pude deixar de refutar tuas considerações. Creio que para um oficial da reserva (mesmo que temporário) são de uma falta de respeito sem tamanho ao histórico de nossa nobre Marinha e CFN,e, de uma simplificação estratégica/operacional pueril.
Não entenda mal, inclusive sou sempre solidário aos seus comentários de maior propriedade.

Juarez

29 de abril de 2013 às 23:11 o motivo do hermes 900 não é questão aplicada pelo usuario Juarez, pelo que ouvi relatos, a utilização dele seria limitada a lançamento de solo, enquanto ouvi dizer que o 450 poderia ser lançado das Embarcações da classe amazonas e outras com um “flightdeck” razoavel mas eu acho que la no fundo, o ideal para a marinha seria uma aeronave aos moldes do ScanEagle Norte americano, como por exemplo o Skylite(dos israelenses), o alcanse seria reduzido, mas poderia ser lançado de embarcações menores, o que na minha opnião poderia compensar o alcanse Caro… Read more »

L.D.K.

Primeiro um muito obrigado pela nova oportunidade de novamente estar participando deste blog.
Quem poderia informar a autonomia dos vants oferecidos pelos banqueiros?

L.D.K.

Senhores eu tenho uma pergunta que diz respeito aos vants e agradeço suas respostas e opiniões sobre.
No caso dos vants oferecidos, eles realmente preenchem as necessidades das respectivas forças que virão a administra-los, no caso de sim, qual o custo operacional dos mesmos ao longo do ano e como ultima parte da questão no Brasil ” não há ” empresas nem engenheiros capazes de projetar e construir vants nacionais com capacidade igual ou superior para as missões as quais eles executarão?
Novamente meu muito obrigado pelas respostas que vierem!

Vader

Kurush disse: 30 de abril de 2013 às 21:47 Meu caro, onde que eu faltei com o respeito ao CFN ou à Marinha do Brasil, como INSTITUIÇÕES? Porque eu disse a verdade? Que a MB tá na m., porque é uma marinha sem navios? Porque hoje é uma Marinha de brinquedo se comparada com as grandes marinhas do mundo? Porque os meios da Marinha fazem gringo sorrir? Porque eu falei que se o CFN pertencesse ao EB meios seriam otimizados? Bem, se discordar do modo como as coisas são feitas no país e na Marinha é desrespeito, então você tem… Read more »

Star

Do meu ponto de vista as forças armadas estao mais anarquizadas que o governo… Em uma necessidade basica, e exército DEVE ter helicópteros de ataque e de transporte pra nao ficar na dependencia da fab pra tudo(os mi-35 deveriam ser passados ao EB e a FAB deveria adquirir mi-28), a FAB deve ter sim uma infantaria pra sua proteção, vants, cargueiros, caças, helicopteros, patrulhas aéreas tão quanto paraquedistas e afins pra proteger suas bases e a MB precisa de navios, submarinos, ALGUNS vants e óbvio de uma aviação, tudo bem que nao somos a USN mas se o a-12 nao… Read more »

GUPPY

Caro Vader, Pelo menos concordamos que uma reestruturação nas(das) forças armadas faz-se necessária. Na verdade eu preferiria que tanto a MB quanto o EB tivessem uma aviação aparelhada para todas as suas necessidades específicas mas também de carga, transpote e até executiva, principalmente pela extensão territorial brasileira e costeira também, além da área marítima a ser patrulhada, defendida, etc. Particularmente, considero importante um Genaral, um Almirante, ou qualquer oficial do EB ou da MB poder utilizar um transporte aéreo imediatamente, sem precisar de contactar, agendar, solicitar a FAB. Entendo que assim aumenta, melhora a eficência de uma operação, de atividade… Read more »

J.Ricardo

Juarez Caro J Ricardo! Nenhum dels tem a capacidade de ser operado embarcado, e muito menos recolhido em um deck de Napaoc. O que eu acho que a MB quer é um Vant para efetuar algumas missões de esclarecimento marítimo dentro da ZEE, porém a FAB faz esta missão com P 3 e P 95, talvez seja este o momento para novamente oferecer a Av patrulha aos marinheiros, que refugaram no inicio da decada passada em função dos custos envolvidos. bom, se não tem condiões para serem operados em embarcações pequenas, é melhor mesmo a marinha comprar aeronaves tripuladas de… Read more »