UCAS X-47B faz primeiro pouso enganchado
No último sábado (04) foi realizado com sucesso o primeiro pouso enganchado de um X-47B, aeronave não-tripulada desenvolvida pela Northrop Grumman em pareceria com a Marinha dos EUA. O exemplar do Unmanned Combat Air System (UCAS) passou pelo teste na base aeronaval de Patuxent River, no estado de Maryland. O experimento marca a fase final de avaliações antes dos testes a serem realizados no convoo de um porta-aviões, ainda neste mês. Na foto abaixo, feita ontem, o X-47B aparece já embarcado para os testes que ocorrerão nos próximos dias a bordo do USS George H.W. Bush (CVN 77).
FONTE: Gizmag
Esse é o futuro: Aviões remotamente controlados para operações de ataque ( não expondo caríssimos pilotos treinados a serem derrubados, mortos e capturados ), bem como alerta aéreo antecipado a enormes alturas ( reduzindo o efeito da curvatura da Terra ); aeronaves tripuladas só para defesa aérea, seja da frota, território, bases etc…
Desculpem, esqueci ! ASW também com aeronaves tripuladas, o fluxo de informações na guerra anti-submarina exige decisões humanas ” in-loco “.
Quem estudou engenharia de controle sabe bem as milhares de horas necessárias para se produzir este resultado que é retratado em 30 segundos de vídeo.