Novos mísseis AM39 para os EC725 da Marinha terão motores brasileiros
–
Conhecimentos adquiridos na remotorização dos mísseis mar-mar MM40 serão utilizados em programa de novos mísseis ar-mar AM-39, que deverão equipar helicópteros EC725 da MB
–
Segundo nota da Jane’s publicada na quarta-feira, 8 de maio, o Brasil está estendendo seus conhecimentos no míssil antinavio Exocet para o modelo AM39, lançado de aeronaves. A nota afirma que a indústria brasileira e o grupo europeu MBDA, fabricante do míssil, estão expandindo sua cooperação no projeto e desenvolvimento do motor foguete do Exocet para a produção de novos motores para modelos AM39 novos de fábrica.
Em 2009, foi feito um acordo da empresa brasileira Avibras com a MBDA para a remotorização de mísseis MM40 Exocet (modelo lançado de navios). O programa foi declarado como bem-sucedido em 18 de abril de 2012, com o teste de disparo de um míssil remotorizado a partir da corveta Barroso, da Marinha do Brasil (MB).
Agora, a MBDA afirma que um acordo formal está na mesa para a expansão dos trabalhos com seus parceiros brasileiros Avibras e Mectron para um novo projeto de motor, destinado aos mísseis AM39 que equiparão os helicópteros navais EC725 da MB. O vice-presidente da MBDA para vendas de exportação, Patrick de la Revelière, afirmou: “Temos trabalhado com a indústria local para produzir sistemas no Brasil desde 2006. Nosso primeiro sucesso foi a remotorização dos mísseis MM40 existentes da Marinha, em que trabalhamos com a Avibras e a Mectron num novo projeto, do zero, para o velho motor Roxel. Foi, completamente, um programa de novo desenvolvimento, e o disparo a partir da Barroso foi a prova de conceito daquele esforço.”
FONTE: Jane’s (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: