Corvetas suecas no ‘Joint Warrior’
O “Joint Warrior” é um dos maiores exercícios militares na Europa de 2013 para treinamento de guerra antissubmarino, defesa aérea, patrulha, antipirataria e antiterrorismo entre outras missões, e tem a participação de doze diferentes países.
A Suécia participa com as corvetas HMS Sundsvall e HMS Visby (esta última destacando-se pelo suas linhas furtivas). Segundo a narrativa das missões realizadas pela HMS Sundsvall no exercício, por três meses os navios patrulharam e mantiveram a área marítima livre de unidades inimigas, como piratas, traficantes e terroristas, antes de seguir para manutenção na companhia do navio dinamarquês de apoio HNoMS Valkyrien (A 535), mas ainda permanecendo em de guarda contra inimigos que possam atacar inopinadamente.
Apesar do trabalho ter sua dose de monotonia, é instrutivo por incentivar a perseverânça e a paciência, havendo oportunidades para combater em todas as dimensões, segundo informe da divisão publicado no site das Forças Armadas da Suécia. Foi possível praticar a capacidade de operar num ambiente bastante diferente do usual, no caso as condições escosesas com ondas, chuva e vento contantes, assim como a cooperação com outros países escandinavos pertencentes à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Noruega e a Dinamarca.
FONTE / FOTOS: Forças Armadas da Suécia (tradução e edição do Poder Naval a partir de original em sueco)
VEJA TAMBÉM:
- Visby: as corvetas stealth suecas
- Corveta stealth ‘Visby’ dispara primeiro míssil antinavio RBS-15
- Lynx dinamarquês em provas da Visby
- Corveta stealth ‘Visby’ opera com helicópteros
- ‘FINDEP’ pronta para a ‘Joint Warrior’
- Fragata ‘Independência’ na Operação ‘ Joint Warrior’
- ‘Defensora’ navegando na ‘Joint Warrior’
- Lince 09 na ‘Joint Warrior’ 09-2