Cerimônia de início das operações do navio-tanque Zumbi dos Palmares
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Agência Brasil e Blog do Planalto destacam cerimônia em que Dilma Rousseff batizou petroleiro em Pernambuco
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Brasília – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (20), durante cerimônia de entrada em operação do navio-petroleiro Zumbi dos Palmares, no Porto de Suape, em Pernambuco, que o crescimento da produção de petróleo no país nos próximos anos vai estimular ainda mais o crescimento da indústria naval nacional. A expectativa da Petrobras é que, nos próximos sete anos, a produção atual de 2 milhões de barris, por dia, dobre.
“Não há como produzir isso sem construir plataformas, navios, equipamentos. Não há como produzir petróleo sem empregos qualificados. Portanto, estamos falando de uma indústria que tem futuro, que vai passar gerações e isso é muito importante porque queremos ser não só um grande produtor de petróleo e gás, mas também de navios, de plataformas, de equipamentos”, disse a presidenta.
Dilma ressaltou que a indústria naval passou de 2 mil para 54 mil trabalhadores nos últimos dez anos e agradeceu aos que fabricaram o navio “por mostrar que o Brasil pode, sim, construir um navio deste tamanho”. O Zumbi dos Palmares é a quinta embarcação entregue à Transpetro – subsidiária da Petrobras – produzida por meio do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O navio tem 274 metros de comprimento e capacidade para transportar 1 milhão de barris de petróleo.
Ao comentar a escolha do nome da embarcação, a presidenta disse que é uma homenagem a um dos heróis do Brasil. “Temos o nome, nesta embarcação, do Zumbi dos Palmares, que representa, sem dúvida, a luta contra a escravidão no país”, disse. Segundo Dilma, trata-se do reconhecimento da cultura negra como parte fundamental do que são os brasileiros, além de um sinal de repúdio à discriminação racial.
A presidenta* da Petrobras, Graça Foster, falou da necessidade de mais navios para transportar o petróleo produzido no país. “Nós vamos precisar de muito mais navios para buscar esse petróleo em alto-mar e é por isso que a demanda é grande e vai continuar grande por algumas décadas nesse país”.
Ainda na tarde de hoje, Dilma participa, ao lado do governador Eduardo Campos, da inauguração da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana do Recife. Estádio oficial da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014 no estado, a Arena recebeu investimentos de R$ 532 milhões e tem capacidade para 46 mil torcedores.
Para marcar a inauguração, haverá um jogo festivo entre equipes formadas por operários que trabalharam na construção do estádio. Antes do início da Copa das Confederações – dia 15 de junho –, a Arena Pernambuco vai sediar outro evento que servirá como teste: uma partida entre o Náutico e o Sporting de Portugal na próxima quarta-feira (22).
Promef e a indústria naval brasileira
O Promef, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), encomendou 49 embarcações a estaleiros nacionais, garantindo as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira. O programa também possibilitou a abertura de novos estaleiros e a modernização dos já existentes, criando oportunidades de trabalho para milhares de brasileiros e um novo polo naval no Nordeste.
Criado em 2004, o Promef segue três premissas: construir navios no Brasil, ter índice de no mínimo 65% de conteúdo nacional e atingir competitividade internacional. Com cerca de R$ 11 bilhões em investimentos, três novos estaleiros foram viabilizados devido às encomendas do Promef, que já capacitou mais de seis mil trabalhadores, apenas em Pernambuco, e gerou 54 mil empregos.
FONTES e FOTOS: Agência Brasil (reportagem de Danilo Macedo) e Blog do Planalto
NOTA DO EDITOR: achávamos que a política de se usar o termo “presidenta” para tratamento, em órgãos oficiais como a Agência Brasil e outros, referia-se apenas à presidente Dilma Rousseff, mas ao que parece a iniciativa se aplica a todas as presidentes de organizações governamentais ou estatais.
Quanto à reportagem, há uma necessidade indicada de mais navios para transportar petróleo, com demanda crescente tanto para importação quanto para o transporte ao continente de nossa própria produção, e é bastante louvável que se busque, efetivamente, produzi-los no país, com índice de nacionalização crescente e, principalmente, com diretrizes para que isso seja atingido com competitividade internacional, como está citado entre as premissas do Promef no texto logo acima.
A busca de índices maiores de nacionalização, mais do que significar a geração de empregos, pode ajudar a dinamizar a produção de componentes pela indústria naval como um todo, com implicações positivas na manutenção dos navios e nos ganhos de escala resultantes. Deve-se, porém, ter sempre o fator competitividade em mente, pois tentativas passadas de nacionalização “a todo custo”, nas décadas de 1970 e 1980, muitas vezes não pesavam esse fator e prejudicavam tanto o custo final dos navios quanto a sua manutenção futura, e os componentes nacionalizados, mais caros e menos eficientes, eram logo trocados por importados, resultando em inúteis prejuízos.
Depois da construção do primeiro e único navio torto na história mundial, o petroleiro de cabotagem que leva somente 60% de sua capacidade, agora esse dai: o Zumbi dos oceanos.
Muito bom, tudo muito bonito, etc. e tal, cuja iniciativa apoio totalmente, mas não cabe a Petrobras ser entubada para garantir a gestação e o parto de navios cujo custo é três vezes o preço de mercado, porque que vai pagar a conta lá no final somos nós.
Não existe o termo “Presidenta”.
Isso ai é falta de escola, quando não de vergonha na cara. Faltou a turma toda tomar reguada na mão até aprender.
A Presidenta, o Presidento.
A jornalista, o jornalisto.
Ao que parece, esculhambar com o país não é suficiente, é necessário esculhambar com o idioma também.
Espero que consigamos sair do atraso tecnológico que nos colocamos, depois de sermos o 2o maior construtor naval na década de 70.
E ai vai o segundo classe JC .. depois de longos anos … ahh desnecessario falar quweo tal de agencia brasil so bla bla bla, falar do ZB que eh bom nada … maas ele eh irmao do JC !
Contraditório não? a Presidente Dilma privatiza os poços de petróleo entregando-os às petroleiras estrangeiras (com pequena participação da Petrobras) sendo esta, a única empresa que realmente encomenda navios e plataformas nacionais(muito acima do valor de mercado). Seria muita ingenuidade achar que as petroleiras estrangeiras pagariam 3 vezes o preço de uma embarcação so para “desenvolver a industria brasileira” as multinacionais querem simplesmente exportar petroleo in natura, não vão fazer refinarias aqui, pois claro que preferem pagar pelo oleo bruto do que ao combustivel refinado. “Ah mais foi arrecadado 2 bi com os leilões do petroleo” esse valor não da pra… Read more »
Zé, apenas um detalhe NAO fazemos plataformas aqui estas tais plataformas sao VLCC´s convertidos em FPSO´s que do mesmo jeito o gringo faz quase tudo la fora e nós apenas finalizamos aqui (commao de obra estrangeira atuante, claro)
as tais ‘plataformas’ sao na verdade FPSO´s …
olá a todos do poder naval alguem poderia me responder está pergunta ? em caso de guerra algum desses navios poderia ser armado
com algum armamento organico quem saber talves para repelir algum tipo de corsario ou ate sabotadores em alto mar ou mesmo terroristas ou isso e perigoso para esse navio ter qualquer arma ,tratando-se de um petrolheiros com toneladas de petroleo e toda e qualquer proteção deve ser feitas por navios de escolta obrigado !
Sim com armamento anti pessoal e antibarco (Pirataria e defesa de ponto) – leia-se pontos 50 e 7,62, mas nao espere muita coisa de um Suezmax em combate nao.
Em navegação, apenas escoltado por escolta real mesmo
Meritório, contraditório ou não, de acordo com os pessimistas ou entendidos, penso que, de qualquer forma, há sim de ser um avanço em nosso país,com investimentos, capacitação de pessoas, empregos, novos estaleiros, capacidade de transporte e novas esperanças. A minha finalidade aqui, no entanto, é parabenizar o COMANDANTE CARLOS COSTA, pelo seu mérito e esforços, no sentido de acompanhar em parte,a construção desse “GIGANTE DO MAR”, com grande dedicação, experiência e conhecimento. Certamente,por isso, foi escalonado, para ser o COMANDANTE do ZUMBI DOS PALMARES. Uma honra e um orgulho para si e sua família. Parabéns comandante e, que Deus o… Read more »
Dalva, sem querer vc me deu uma info valiosissima o nome do primeiro CMT do ZP, o CLC Carlos Costa, muit, mas muito obrigado mesmo !!!
A turma do FHC destrói a indústria naval e todo mundo aplaude. O PT entra no poder e todo mundo reclama que não temos uma indústria naval. Aí o PT restaura a indústria naval e todo mundo reclama… vai entender. Tudo é culpa do PT.
Com tantos nomes Relevantes da nossa historia para nomear este navio:
Saldanha da Gama
Cunha Moreira
Benjamin Constant
Custodio de Mello
Batista das Neves
Barroso
Alexandrino de Alencar
Soares Dutra
Barroso Pereira
Maximiano da Fonseca
Joaquim Marques Lisboa
A nossa historia não esta mais sendo contada; esta sendo afundada…
Marc, pra nt da petrobraas, ja que tudo repete, preferiria os nomes dos Candeias e Jacuipes = Cassarongongo, Agua Grande, Jacuípe, Quererá …
Raul
Vai estudar história, vai!!!
Detalhe pra nao começar = o projeto é coreense, naum eh brazelero naum viu … montado aqui, nao projetado and desenvolvido and construído por locals ..
Este vazo é inteiramente de projeto e fabrico nacional?
“A precipitação destrói a legitimidade da crítica.”
O termo “presidenta” está – sim! – registrado no vernáculo da Língua Portuguesa, embora não seja consagrado quanto ao uso popular. O termo jornalista é o famoso caso do ‘comum de dois’.
Houaiss, Aurélio, Michaelis, dentre outros, registram o termo “presidenta”.
Portanto é recomendável antes de se mandar bater com a régua nas mãos que não se leve uma surra do dicionário na cabeça…
Sds a todos!
Se o feminino de “presidente” é “presidenta”, então o masculino de “violonista” é “violonisto” e o de “pianista” é “pianisto”.
Olá. Caros foristas, usar o termo presidenta para designar “uma presidente mulher” está correto. Ou seja o pronome “presidente” tem flexão de gênero. E isso é exemplo de bom uso da língua portuguesa, ponto. Quanto ao aspecto político, não vou comentar. Acredito que o Brasil (e o brasileiros por tabela…) tem um certo “complexo de vira-latas” e tenta (para quebrar o tal “complexo”) ser “bom e autônomo” em tudo. Vale a pena projetar e construir (ou somente construir) grandes navios no país? Se eles forem competitivos (valor/custos + utilidade/benefícios) tanto no mercado externo quanto no interno, ai a resposta é… Read more »
MO Silva so um detalhe a nivel de navios mercantes = nao fabricamos (leia-se projetamos), não construimos e nao tbm encomendado fora os navios top, bastasa ver todos ST DP da petrobras (Afretados, nenhum proprio) sao de fora, feitos e as vezes até tripulados por brasileiros, full crew, mas TODOS de bandeira e propriedade estrangeira
O renascimento da industria naval está apenas começando a dar seus frutos, com desdobramentos inclusive para a marinha de defesa do País. Esse processo vai levar a qualificação de uma vasta mão de obra em vários setores. Só temos a ganhar com isso. Os “do contra” por qualquer coisa que não seja a “tchurma” deles que sempre governaram no passado é bem natural que procure pelo em ovo. Último porem: o Brasil é composto majoritariamente de afrodescendetes e mestiços, segundo o IBGE algo em torno de 67%, então “Zumbi dos Palmares” é um nome muitos sugestivo da representatividade cultural e… Read more »
Olá.
Pergunta: batizar o navio petroleiro (que transporta “ouro negro”) de Zumbi dos Palmares é uma homenagem ou uma “piada pronta”?
Brincadeiras deixadas de lado, se o Brasil tem no seu projeto de desenvolvimento a retomada da construção naval nacional, deve começar a partir de projetos prontos e ir evoluindo. Mas alguém tem de “pagar a conta”.
SDS.
(P.S.: A idéia deste comentário não está vinculada a racismo ou qualquer outra forma de supressão de direitos ou dignidade pessoal/coletiva; é apenas uma forma de ironia que foge do politicamente correto, hoje massivamente imposto.)
MO S nos anais da Transpetro, digo de quem eh da casa estes nomes são piadas, são impostos mesmo …
Minha opinião pessoal = nada a ver nome fora mesmo …
Eu fiz a pergunta, (Se o projeto e fabrico deste grande navio de transporte são inteiramente nacionais?) por um motivo simples, se for realmente um duplo SIM.
Por que ao invés de comprar os FREMM, não começa-se logo a fabricação de um projeto que seja das necessidades da MB?
Novamente, um muito obrigado por poder estar participando novamente do blog!
LDK, quase todos os navios deste ‘novo periodo’ de construção naval sao projetos estrangeiros fabricados aqui sob licensa, na navegaçao deapoio off shore é praticamente 100 % tudo gringo, inclusive a propriedade, mesmo o navio arvorando banderia brasileira …
Nunca comento mas gostaria de expressar algo que percebo no blog:
Quando os comentários são abertos nota-se um número crescente de mensagens de teor político com linguagem, argumentos e dados “empacotados”, muito semelhantes aos preparados e difundidos por equipe partidária (do PT) especialmente destinada às mídias e redes sociais, como já foi noticiado na imprensa ainda livre.
Sera que tais comentaristas livremente reproduzem tal material ou até aqui profissionais dessa rede partidária já estão atuando?
Comentário aberto é igual a caminhão-caçamba da Comlurb!
kkkkkk
Olá. Caro L.D.K., num mundo globalizado, praticamente nenhum projeto de grande porte (navios, aviões, infraestrutura civil, etc) de nenhum país é “inteiramente nacional”, salvo algumas grandes potências econômicas/tecnológicas. Creio que a pergunta seria: até que ponto vale a pena nacionalizar o projeto e construção dos meios que nos são necessários? A resposta dessa pergunta envolve dinheiro, vontade política, visão estratégica e um modelo de desenvolvimento estabelecido e consolidado. Vale a pena investir numa tecnologia que será perdida depois? Ou num projeto que não terá continuidade? O Brasil, de uma forma geral, tem uma visão (muito) imediatista. Não sei se ainda… Read more »
Olá a todos. A retomada da industria naval deve ser pensada em um cenário mais amplo no qual o pré-sal não poderá ser ignorado. Foi uma pena o que ocorreu nas décadas de 80/90 quando vários setores consolidados foram desmontados, seja pela crise da dívida que reduziu a capacidade de investimento do Estado ou pela onda neoliberal que assolou o mundo a partir da queda do muro de Berlin. De qualquer modo, a retomada da industria naval deve passar por uma curva de aprendizado que no início exibe muitos erros que são corrigidos a cada nova etapa. Nos próximos anos,… Read more »
MOSilva obrigado por responder!
Eu compreendo as suas observações e concordo que há fatores que são determinantes, mas em minha opinião de leigo, seria o momento de aproveitar para junto as necessidades da MB desenvolver algo visando um futuro, novamente muito obrigado!
Estas encomendas tem a ver com o Pré-sal? Aquele que ainda não rende o anunciado e que talves nunca venha a render. Serão necessárias mesmo? E no futuro breve terão utilidade estes navios? Uma empresa que esta em franca queda, se descapitalizando deveria estar fazendo este tipo de investimento se o valor a pagar é bem maior que de mercado? Ou será que é so medida de marketing. Quem pagará por Isso? Existe perspectiva de sustentabilidade para este setor diante da concorrência da Coreia e da China?
Marcelo Alvez: tens razão.
Marcos, eu já estudei a história do Brasil, e vc? Não adianta estudar história querendo enxergar o lado q vc quer acreditar, seja direita ou esquerda…
Não sou petista, mas não venha dizer que foi o PT que criou tudo de ruim e destruiu tudo de bom neste país. Isso é ser extremamente parcial e infantil.
Olá Colombelli,
O pré-sal é real e a despeito das dificuldades tecnológicas, muitos grupos de pesquisa estão envolvidos nesse desafio. Já são mais de 5 anos desde o anúncio das primeiras reservas comprovadas, e serão ainda necessários outra década para que a produção chegue à escala das reservas tradicionais. Novamente, não há espaço para discussão ideológica ou partidária.
A propósito, segue um link sobre esse tema
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-brasil-sera-um-petro-estado
Um grande abraço
Qual teria sido o estaleiro que o construiu ? Projeto 100% nacional ?
ja tinha falado o projeto la em baixo …
Perdão pela preguiça: 3 minutos a mais de pesquisa e as respostas vieram: Estaleiro Atlântico Sul. Sim. Seria muito interessante se soubéssemos quais as melhorias em relação ao anterior em termos de prazo e processos produtivos. Até o porque o anterior foi um fiasco (rs) O próximo suezmax da linha será chamado “Dragão do Mar”, homenagem ao cearense Francisco José do Nascimento, o Chico da Matilde, que liderou, em 1881, uma greve de jangadeiros contra o transporte de escravos e ficou conhecido com esse nome. Não tem data de entrega prevista e/ou publicada. Devem ter mais uns 20 da categoria… Read more »
Athalyba, é serio isso, será este o nome memso do proximo classe JC ? .. powtiz .. ta avacalhado mesmo isso eh nome de escuna …
Precisamos de fragatas nacionais modernas, por que ao invés de ter comprado aqueles navios de superfície APA com armamentos leves, não se investiu na fabricação de fragatas? Com uma lancha a marinha faz o papel desses navios leves e gasta muito menos, foi um mal negócio. Fragatas derrubam aviões e abatem submarinos. Afinal até quando a marinha será guarda costeira? Um país que se prese deve ter ao menos os FXs no ar e as fragatas espalhadas no mar. Vlw pela abertura dos comentários, devia ser tudo aberto seus sites iriam ficar mais popular e venderia mais revistas.
áureos tempos do lloyd brasileiro, docenave, aliança e outras companhias de navegação brasileiras.
ao menos estes ai teinham na somatoria mais navios entre navegando, construção e afins .. sim eterna saudade mesmo !!!
“Marcos disse: 20 de maio de 2013 às 18:17 Não existe o termo “Presidenta”.” tipico destes “ex” militantes de esquerda….não são mais “revolucionarios” mas o padrão comportamental totalitario e ditador ainda é o de sempre…vide algumas leis estupidas como aquela da tv paga que obriga os canais a fazerem alguma coisa de conteudo nacional….. e aquele caso asqueroso onde 1 politico destes partidos de esquerda tentou barra/impedir a exibição de um filme de comedia nos cinemas porque não gostou do conteudo…porque achou ofensivo na visão dele…….o cidadão achava que o filme era infantil mas descobriu na hora que era adulto….não… Read more »
“Raul disse:
20 de maio de 2013 às 20:28”
Fazer o que? O Brasil é um país em que a população só se mobiliza para ver o final da novela da Globo…rs…
Os 10 assuntos mais comentados no Facebook em 2012
O Facebook divulgou a lista com os assuntos mais comentados na rede social em 2012. Segue o Top 10:
1-Avenida Brasil
2-Corinthians
3-Carnaval
4-Eleição 2012
5-Hebe Camargo
6-Arthur Zanetti
7-Copa do Mundo
8-Lionel Messi
9-Big Brother Brasil (BBB)
10-Anderson Silva
Fonte: Facebook
Oi Gente, bom dia. Entre os acertos e os desacertos, acredito que produzir qualquer coisa, em especial máquinas de altíssimo valor agregado – categoria na qual inseridos os navios -, em nosso país é um objetivo a ser perseguido. Ainda que haja percalços, a série de benefícios, muitos dos quais já discorridos acima, justificam a empreitada. Ou preferem que o país seja um eterno fornecedor de commodities, de toneladas de minério de ferro…
Continuando… De toneladas de ferro a preços baixos e importador de máquinas por altos valores? Que continue a movimentar as economias de outros países e a manter a nossa limitada ao campo?
Essa demanda de equipamentos é uma oportunidade que não se deve deixar escapar para incentivar uma importante indústria renascente, que tem o potencial de desenvolver tecnologia, de gerar empregos qualificados aqui, de contribuir para a redução da dependência externa, inclusive de fornecer melhores meios, no futuro, à própria MB, e de recolher tributos. Enfim, é algo que não se pode desprezar.
Comentário dirigido aos críticos do período de abertura do blogue: Eu não faço parte de nenhum partido político e muito menos apoio o PT. Agora dizer que ‘comentário aberto é isso ou aquilo’ é no mínimo um argumento muito simplista e até mesmo preconceituoso. Os editores têm somente duas opções, com suas respectivas consequências, mas FECHAR não garante a qualidade de nada porque a questão econômica não tem capacidade de FILTRAR a questão partidária, tampouco a qualidade intelectual dos argumentos nos comentários. O blogue tem interesse de atrair o maior número possível de leitores. Será tão difícil assim enxergar esse… Read more »
Tem que lembrar a presidenta da petrobas que precissamos também é de mais refinarias . Nós exportamos o petróleo cru e importamos ele já refinado por falta de mais refinarias em vez de exportamos o petróleo cru poderíamos exportalo já refinado
Maurício Matos, bom dia.
Totalmente de acordo com o seu último comentário. Salvo engano, parece que, ainda que em passo de tartaruga, algumas iniciativas desse gênero (construção de refinarias) estão em curso, mas não saberia dizer em que pé estão. Aliás, se alguém souber, seria interessante partilhar isso – com a indicação da fonte, link de internet, se possível – para incrementar a discussão.
Ai que sono!
Creio eu, apesar das pérolas que, vez ou outra, maltratam a língua portuguélica, principalmente quando os comentários são abertos; não ser este o espaço adequado para este tipo de discussão.
Também acho presidenta um termo ridículo. Quando a mesma estudava, era estudante ou estudanta?
Ao menos de minha parte, para dirimir a dúvida discutida pelos colegas, adotei o termo “presidANTA”.
Sds.
Sem ideologia ou puxasaquismo, mas fato é que precisamos de uma indústria no setor.
O problema é que quem paga a conta de tudo acaba sendo o brasileiro e, não justificaria pagar um valor 03 vezes mais caro num fabricado nacionalmente se conseguimos o mesmo navio fabricado fora por valores mais baixos e com a mesma tecnologia.
Falta, de fato, controle do que se gasta para tudo no nosso Brasil.
Senhores, a ressaca esta chegando, toda farra irresponsável tem suas consequências. O estado foi tomado de assalto por incompetentes, a petrobras esta afundando, a Caveirão se vira nos trinta para estancar a sangria causada pelos cupanheiros e impedir que os acionistas percebam que o caso é de amputação. O pré-sal foi uma peça de marketing eleitoral, quem tem notícias daquela estatal (Petrosal) criada para controlar estes supostas reservas? A verdade é que voltamos no tempo, regredimos, passamos por um curto período tecnocrata e agora voltamos ao velho populismo cucaracha latino-americano. Enquanto isso os países andinos abrem suas portas par o… Read more »
Srs, uma colega me relatou o seguinte caso: – O tio deste colega tem uma empresa que fornece um determinado equipamento para a Petrobras, esta de vento em popa o negocio, a petrobras tem uma carteira de pedido de muito longo prazo. – Porem, segundo este colega, tem uma tal de valvula que a china vende para o brasil com o custo menor que o material utilizado para o fabrico desta mesma peça aqui no brasil, porem sabe-se que é impossivel a a china vender a este preço. – Como se faz isso, segundo esta fonte, o governo chines tem… Read more »
LC disse:
21 de maio de 2013 às 8:57
De fato, se o feminino de “presidente” é “presidenta”, o de “estudante” só pode ser “estudanta”.
A presidanta quer mudar a língua portuguesa por decreto e ainda tem quem se submeta a isso.
O projeto do navio é inteiramente coreano.
ja tinha falado que era coreense
Pesquisa no aurelio: Significado de Presidenta s.f. Mulher que exerce função de presidente. Significado de Estudante (Caro LC, não existe o temo estudanta, mas concordo com vc, Acho exagero tantas reclamações equivocadas quanto ao termo, tanto acho exagero a importancia dada tanto faz, que diferença isso faz?) s.m. e s.f. Pessoa que estuda, que freqüenta qualquer estabelecimento de ensino; aluno, discípulo, escolar. Caro Augusto, este é o problema de nos Brasileiros, temos que reclamar, não importa do que seja, vc conhece mesmo a nossa lingua? Significado de Jornalista (Caro Marcos, não existe o temo Jornalisto) s.m. e s.f. Pessoa que… Read more »
ahhh ‘a gente acabamos de criar’ … coisinha redecula este presidenta = MO = Marcelo ‘Ostro’ … kkkkkkk
Lorddarth
No dicionário cabe tudo, inclusive aquilo que está em desacordo com o idioma. Pode bater com o dicionário na sua cabeça o quanto quiser.
Quanto ao navio: é coreano. Dos vinte encomendados, apenas oito serão coreanos. Os restantes ainda estão indefinidos, já que os coreanos viram alguma coisa que não gostaram e deram no pé. Os coreanos produzem os navios por US$ 60 milhões a unidade. Produzidos aqui custam US$ 150 milhões. A Embraer projeta, fabrica e vende os aviões por preço de mercado. Já esse estaleiro não projeta nada. Quanto as refinarias: a Abreu e Lima deveria custar US$ 2,5 bilhões, mas já gastaram US$ 25 bilhões e não ficou pronta. Mais: para trabalhar a 100% de sua capacidade vai precisar importar óleo… Read more »
alias isso de ser corense basta olhar para ele, quem gosta (AND) acompanha os ‘gordos’ da mercante sabe a que me refiro (design, aparencia, estilo)
Alias uma duvida interessante e uma mancada do texto original = Inicio das operações do ZP ? Saiu em lastro para onde, carregar para onde ?? Desnecessario dizeer que a Delma nao batizou piciroca nenhuma, isso foi feito no lançamernto do navio pela madrinha, cujo nome ta anotado em algum caderno de anotações minhas aqui em casa No texto dos manes so faltou a escalação do Nautico … mas do navio que eh bom mesmo … \Aquele negocio que bato, o nivel de infos/noticias qdo o assunto eh naval/maritimo … pode ver tem de tudo, mesmo sobre o navioo e… Read more »
Eu tenho vergonha!! É muita palhaçada obrigar a Petrobrás a ter que comprar navios de qualidade duvidosa e que alem disso custam muito mais caro do que custariam no exterior. E para isso não há segredo. Os impostos são muito altos, os direitos trabalhistas são exagerados, a qualidade do profissional brasileiro (via de regra) de qualquer área é sempre duvidosa. Afinal somos um povo mal educado, mal informado, preguiçoso e desinteressado (oque muitos chamam de povo pacífico). Além disto tudo, ainda temos a Petrobrás, uma empresa “publico-privada” (mas quem manda, como acionista majoritário, é o governo) que tem que desviar… Read more »
Zor, custam mais caro e feitos no quadruplo do tempo de um coreense na coreia … tem isso tbm …
Talvez seja o caso de se criar um novo blog…. poder-dicionário, e de trilogia para pentologia com os novos blogs poder-politica e poder-dicionário. Sobre o pré-sal, não há muito o que contestar. Há uma reserva gigante de óleo lá e alguém terá que desenvolver a tecnologia para explora-lo.. nós ou eles. Se formos nós, teremos que gastar agora para recuperar ao longo dos próximos 50 anos.. se forem eles, teremos que pagar royaltes por ela. Esta mesma análise se aplica à industria naval e de equipamentos. Alguém terá que fabricar as peças e monta-las, mas não se pode esquecer que… Read more »
a noticia do aviaozinhum eh 1,7 bi ,nao 17, deve ter eventualmente nao digitado a virgula/ponto, quanto os navios = tamos ai 1o PCN, 2o PCN, e sgora = so tranquera … nao desenvolvemos, nos pcn´s so quantidade, nada de qualidade … e por ai vai, o que agregamos, apenas perdemos o pouco que sabiamos = nao me aagrado, nao gosto disto, mas … agora, de quem eh a culpa disto tudo … ai que vai quilometros de descritivos …
A falta de educação formal básica da PresidenTa não se materializa somente na sua insistência em “populizar” nome de seu cargo; mesmo ao arrepio da língua Pátria.
É explícita sua falta de conhecimento histórico quando diz:
“Temos o nome, nesta embarcação, do Zumbi dos Palmares, que representa, sem dúvida, a luta contra a escravidão no país”
Este “zumbí” era dono de mais de 600 escravos…
Carlos Miguez,
Informe quais são suas fontes> E pela regras da ABNT, por favor!