Porta-aviões HMS ‘Ark Royal’ é vendido como sucata
Que fazer com um porta-aviões velho e obsoleto de 20 mil toneladas e 210 metros de comprimento? Depois de muitas sugestões – afundar para transformar em point de mergulho, adaptar para cassino flutuante em Hong Kong ou heliporto em Londres – a Marinha Real britânica decidiu mandar o HMS Ark Royal (R07) para um destino inglório: virar ferro-velho num desmanche naval na Turquia.
Nesta segunda (20) o Ark Royal iniciou sua última viagem, informou a BBC. A previsão é que o desmanche demore dois anos, com 300 operários trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana.
Tirado de serviço cinco anos mais cedo para poupar dinheiro do Ministério da Defesa, o navio deve render cerca de US$ 4 milhões como sucata.
O Ministério da Defesa britânico diz que o trabalho para preparar o Ark Royal começou logo depois que foi descomissionado no início de 2011. Todos os equipamentos foram removidos e todos os resíduos potencialmente perigosos, incluindo o amianto, foram retirados.
FONTE: O Estado de S. Paulo (edição e adaptação do Poder Naval Título original: “Porta-aviões britânico é vendido como sucata“)