Visita ao NPaOc ‘Apa’ na chegada à cidade do Rio de Janeiro
Chegou hoje ao Rio de Janeiro o segundo navio-patrulha oceânico da classe “Amazonas”, o NPaOc Apa. Jornalistas da grande imprensa e imprensa especializada foram convidados pela Marinha para uma visita ao navio.
A bordo, o Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, deu uma entrevista aos jornalistas.
Centro de Operações de Combate do NPaOc Apa. Abaixo, o amplo passadiço.
Segundo Moura Neto, a Marinha pretende construir um total de 12 Navios-Patrulha Oceânicos semelhantes à classe “Amazonas”, mas a construção de navios adicionais vai depender ainda da avaliação operacional das unidades já recebidas. A Marinha do Brasil possui os planos da classe “Amazonas” e, se tudo correr bem, vai construir mais delas em estaleiros privados no Brasil, gerando empregos e capacitação no País.
Com relação à construção de mais corvetas da classe “Barroso” aperfeiçoadas, o Comandante da Marinha disse que o projeto está sendo atualizado e que em 2014 poderá ser iniciada a construção da primeira unidade, de um total de quatro navios planejados. A ideia é construir as corvetas em estaleiros privados, mas o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro também poderia ser usado para a tarefa.
Sobre o navio-aeródromo São Paulo, o Comandante da Marinha disse que é um navio muito complexo e que as reformas continuam para que ele volte a operar ainda este ano.
Moura Neto também informou que a modernização dos aviões Turbo Trader da Marinha nos EUA já começou e que em 2014 o primeiro deve ser entregue. Os aviões vão operar a bordo do NAe São Paulo nas funções de cargueiro e reabastecimento em voo dos jatos AF-1 Skyhawk, que estão sendo modernizados na Embraer.
Como os outros navios de sua classe, o NPaOc Apa possui uma alça optrônica Horus com câmera de TV, imageamento térmico e um telêmetro laser. Na imagem abaixo, a alça acompanhando um carro na ponte Rio- Niterói. Na última foto tirada após a atracação na BNRJ, marcações com leds para pouso noturno de aeronave.
VEJA TAMBÉM: