Visita ao NPaOc ‘Apa’ na chegada à cidade do Rio de Janeiro
Chegou hoje ao Rio de Janeiro o segundo navio-patrulha oceânico da classe “Amazonas”, o NPaOc Apa. Jornalistas da grande imprensa e imprensa especializada foram convidados pela Marinha para uma visita ao navio.
A bordo, o Comandante da Marinha Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, deu uma entrevista aos jornalistas.
Centro de Operações de Combate do NPaOc Apa. Abaixo, o amplo passadiço.
Segundo Moura Neto, a Marinha pretende construir um total de 12 Navios-Patrulha Oceânicos semelhantes à classe “Amazonas”, mas a construção de navios adicionais vai depender ainda da avaliação operacional das unidades já recebidas. A Marinha do Brasil possui os planos da classe “Amazonas” e, se tudo correr bem, vai construir mais delas em estaleiros privados no Brasil, gerando empregos e capacitação no País.
Com relação à construção de mais corvetas da classe “Barroso” aperfeiçoadas, o Comandante da Marinha disse que o projeto está sendo atualizado e que em 2014 poderá ser iniciada a construção da primeira unidade, de um total de quatro navios planejados. A ideia é construir as corvetas em estaleiros privados, mas o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro também poderia ser usado para a tarefa.
Sobre o navio-aeródromo São Paulo, o Comandante da Marinha disse que é um navio muito complexo e que as reformas continuam para que ele volte a operar ainda este ano.
Moura Neto também informou que a modernização dos aviões Turbo Trader da Marinha nos EUA já começou e que em 2014 o primeiro deve ser entregue. Os aviões vão operar a bordo do NAe São Paulo nas funções de cargueiro e reabastecimento em voo dos jatos AF-1 Skyhawk, que estão sendo modernizados na Embraer.
Como os outros navios de sua classe, o NPaOc Apa possui uma alça optrônica Horus com câmera de TV, imageamento térmico e um telêmetro laser. Na imagem abaixo, a alça acompanhando um carro na ponte Rio- Niterói. Na última foto tirada após a atracação na BNRJ, marcações com leds para pouso noturno de aeronave.
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Tô aqui todo feliz lendo a matéria sobre esta boa aquisição de oportunidade da MB e ela termina falando sobre A-12, Traders e A-4. Estragou a festa.
ARRASOU A MB!!! UHUUUUUUUUU 🙂
Esse navio é um danado e a construção de 12 unidades seria bem o que um país com esse litoral IMENSO precisa. Se derem uma melhoradinha no armamento então…
Quanto ao Navio-Escola classe Opala, tudo me leva a crer que a MB pretende adquirir um novo Nae. Porque do contrário, pra que investir tanto em adestramento? Eles não desistem disso. É um ralo de dinheiro que só pode se justificar dentro de um plano maior.
É sem dúvida uma marinha de contrastes.
Vai depender da avaliação operacional das unidades…
Tão de sacanagem? Esses NaPaOc são o que há de mais moderno na MB!
Ao que parecerem, já nasceram no estado da arte. É só a Dilmona assinar o cheque. Se for a Odebrecht a participar da construção pode ter certeza que entregam as 12 antes do FX2 ser anunciado kkkk.
Mais 12 NaPaOc, 4 Barrosos Modernas, só falta o PROSUPER sair, que a coisa vai melhorar nas nossas águas.
Umas das melhores noticias que tive esse ano.
Só falta a novela ”XXXXX” acabar.
“vai depender ainda da avaliação operacional das unidades já recebidas”
Quer dizer que compraram esses dai sem fazer nenhuma avaliação? É isso????
Corsario137
De fato a Odebrecht pode até entregar antes do prazo, mas corremos o risco de termos mais embarcações tortas.
Marcos, a avaliação operacional é sempre feita depois dos navios entregues. O que se faz antes é avaliação com modelos computacionais, mas só o ambiente naval mesmo para testar de verdade se funciona como o fabricante diz.
Só instalar umas baterias de misseis mar-mar e mar-ar e pronto! Só não sei as capacidades do radar do dito cujo para essas funções?
Excelente a idéia de construir mais dessas no próprio BR, será um grande passo.
OOlha até que enfim alguem no governo resolveu pensar…
Tomara que de tudo certo !
🙂
Boas novas em tempos de tão frequentes desilusões e de notícias preocupantes… Ainda há esperança, pois 15 NPaOc, no total, impõe disponibilidade mais do que constante .
Apenas acredito que, considerando-se uma segunda esquadra no nordeste, as Barroso poderiam ser + 6, ao invés de + 4, pois 4 ficariam no RJ e 3 na 2a esquadra.
Acrescente a tudo isso o PROSUB e o PROSUPER e a coisa fica realmente boa.
Se estes estivessem na MB por ocasião do acidente do Air France (voo 447) teria sido bem mais tranquilo para a MB os trabalhos de busca e resgate…
É verdade Guppy, a Marinha fez aquela operação sem navios adequados.
Não vão fazer mais desses, não se iludam, são excelentes navios e foi uma ótima compra. E só. Alguns falam que é mal armado, que está bem preparado para a 2ª guerra mundial, realmente é verdade, mas ele é uma navio patrulha, está muito bom do jeito que veio, muito bom mesmo, para o que se espera dele está de bom tamanho.
Acrescentando ao que disse ao Galante todo navio passa pela avaliação operacional de recebimento, o que o Comandante da Marinha quis dizer (no meu entendimento) foi que neste caso específico da classe Amazonas a coisa é diferente em função da compra do projeto e da intenção da MB de fabricar mais 12 unidades no Brasil. Estes navios foram, como todos sabemos, uma compra de oportunidade. Assim a sua configuração foi definida ou pela Marinha de Trinidad e Tobago e/ou pela BAe Systems, o seu histórico indica que ela teria sido configurada pela BAe Systems para uma configuração cara o suficiente… Read more »
Um ”Phalanxzinho” na proa não faria mal pra ninguém.
Só pra quem estivesse na mira.
15 no total? Os planos eram 10 ,já temos 3, acho que construir 12 no país,já é ilusão ! Quando acabar a construção do décino segundo os 5 primeiros já deram baixa.Abçs
Só pra recordar o EISA deveria entregar o primeiro NPa500 em março de 2012 e até agora nem foi lançado. (http://www.naval.com.br/blog/2009/10/08/mais-navios-patrulha-de-500-toneladas/)
Acho muito difícil algum estaleiro nacional fabricar este navio, ainda falta muito para os estaleiros privados se qualificarem para produzir navios militares.
“Na última foto tirada após a atracação na BNRJ, marcações em neon para pouso noturno de aeronave.”
Olhando a foto parecem leds..
Obrigado Andre de Poa, são leds mesmo. Abs.
Essa aquisição de navios patrulha ingleses foi uma das melhores aquisições da MB até o presente momento, o custo beneficio e a racionalização dos gastos deve ser uma das prioridades da MB , pois nosso
orçamento para Defesa é muito instável