Países interessados em comprar o ‘Príncipe de Astúrias’ (R-11)
Segundo informações recentes circulando na mídia da Espanha, as Filipinas e diversos países árabes expressaram interesse em adquirir o antigo porta-aviões SPS ‘Príncipe de Asturias‘ (R-11) da Armada Espanhola. Caso a venda aconteça, o contrato prevê reforma e atualizações a serem feitas no navio pelo estaleiro espanhol Navantia.
Há dados de que a Indonésia também teria mostrado interesse no navio-aeródromo no início deste ano. Porém, após visita de uma delegação da Marinha indonésia à base naval de El Ferrol, o país optou por não adquirir o navio.
O Príncipe de Astúrias foi descomissionado em fevereiro deste ano, e a intenção inicial era que fosse scrapeado. Mas os planos mudaram quando o Ministério da Defesa espanhol passou a receber pedidos de vários países para a possível compra do porta-aviões. A Armada Espanhola confirmou que há três compradores em potencial, mas ainda não foram formulados possíveis contratos. O SPS Príncipe de Asturias deve ser substituído pelo LHD SPS Juan Carlos I (L-61).
FONTE: Navy Recognition (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)
VEJA TAMBÉM: