RbAM ‘Christos XXIII’ / HOKI – Rebocador do ‘Ark Royal’
Imagem do RbAm panamenho ‘Christos XXIII’, durante recente docagem no estaleiro Spanopoulos, Ilha de Salamina, Grécia, em agosto de 2011, em foto feita pelo shipsspotter George Gwisis. A embarcação esta realizando o reboque do ex ‘Ark Royal’ para Aliaga, Turquia – ETA 10/06 – 0600h
Características Técnicas:
- Armador: Spanopoulos Group SA, Attiki, Grécia – www.spanopoulos-group.com
- IMO: 7283433
- Indicativo de Chamaha: HOKI
- Construtor: Aukra Bruk AS, Aukra, Noruega, casco nr. 54 em junho de 1975
- Comprimento Total: 63,58 m
- Comprimento entre PP: 55,00 m
- Boca: 13,01 m
- Pontal: 6,66 m
- Calado Carregado: 5,31 m
- MCP: 2 motores diesel MAk 12cy 12M453AK de 4.000 bhp x550 rpm cada
- Velocidade: 14 nós
- Bollard Pull: 100 t.
FOTO: George Gwisis – 16/08/2011
NOTA DO EDITOR: Para efeito comparativo, os “Bolard Pull” dos RbAM da MB classe Almirante Guillem (84 t.) e classe Triunfo (23,5 t.), nos levam a considerar a capacidade efetiva de reboque dos navios do Salvamar e sua possível modernização/ renovação.
MO sem comentários, no máximo um parabéns!
Virei fã dos RbAM.
Como ninguém valoriza os RbAM?
Pelo amor de Deus!!!
Ah facil Jok, se nao tem missel, nao eh escolta, o que é isso mesmo … :??? infelizmente …
Mas é quem safa esse tudim ai qndo dá merc@dori@, são os principais meios para SAR, fazem minagem, defesa de porto e instalações de petróleo, realizam defesa da costa e combate litoraneo…
e tantas outras coisas!!!
vc sabe, eu sei, eles (os cara) …
MO os experty…ic não compreendem ou não querem, que sem esses camaradinhas de muita força e méritos infinitos, muitos dos problemáticos e feridos em missão, jamais retornariam aos portos ou aos estaleiros pra cuidar dos dodóis, vida longa à aqueles que inclusive fazem a mágica nos portos do mundo a fora!
éo tal negocio, teoricament aos expets sempre ha um momento de se tornarem ‘sapiencias navalis’ … kkk, mas ua coisa é verdade, geralmente quem faz o trabalho duro, sujo ou fora de holofotes nunca aparece, so os bunitim saem na fita, massss nao vivem sem esta turma ! Abs !!!
MO…
como curiosidade a US Navy já anunciou que pretende substituir finalmente seus ATFs antes do fim da década e estão cogitando quase
200 t de bollard pull, os 4 atuais tem cerca de 55 toneladas então os
os “Almirantes” R 24, R 25 com 84 toneladas como você colocou e com a mesma idade dos atuais ATFs devem estar muito bem situados não ?
Sim, o problema Dalton é comparação de BP, aqui em SSZ os de porto tem em media 60-70 t BP, o problema de guillem e guillobel são ser apenas 2 para o tamanho da costa, os outros tres, os triunfo sao 23,5, no mundo civil os RBAM´s sao meio que comuns de 150 t. bp para cima.. e detalhe eh comum sempre ter um RBAM de plantão no mundo civil qdo um RbAM nosso sai prarealizar um reboque, este civil provavelmente rebocará 2 … (Mas isot eh a velha estoria do $$$, manutenção, doutrinamento e por ai vai que ja… Read more »