‘Iron Duke’ volta ao mar com novo radar
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Fragata ‘Tipo 23’ é o primeiro navio da Marinha Real a receber o radar 3D Artisan, que também deverá equipar outros navios da classe, os dois porta-aviões britânicos em construção e, possivelmente, os futuros navios de combate ‘Tipo 26’
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Na terça-feira, 25 de junho, a Marinha Real britânica (Royal Navy) informou que o HMS Iron Duke, fragata “Tipo 23”, voltou ao mar após a realização de uma grande modernização. O navio partiu, no domingo, para uma fase intensiva de provas de mar, que deverá durar alguns meses. Entre os destaques da modernização, está a instalação do radar 3D Artisan, que é cinco vezes melhor do que a versão antiga que substitui.
O navio é o primeiro da Marinha Real a receber o equipamento, que deverá ser instalado em todos os 13 navios “Tipo 23”, além dos dois porta-aviões em construção. O Artisan também poderá ser o principal radar de busca aérea do navio de combate “Tipo 26”, que deverá entrar em serviço na próxima década para substituir as fragatas da mesma classe do Iron Duke.
Segundo o informe, o novo radar impressiona por ser capaz de captar algo tão pequeno como uma bola de tênis voando em velocidades três vezes superiores à do som, a uma distância de 25 quilômetros (15 milhas). Sua capacidade de acompanhamento é de 800 alvos simultaneamente, a uma distância entre 200 metros e 200 km (125 milhas) do navio.
O radar é produzido com o mesmo tipo de fibra de carbono encontrada em carros de Fórmula 1, pesando apenas 700 kg, e também traz características “antijameamento”, podendo captar alvos em meio a uma barreira de “barulho eletrônico” e interferências.
A modernização do HMS Iron Duke foi realizada pela BAE Systems em Portsmouth e inclui trabalhos em outros sistemas de armas e no computador de combate, assim como melhorias na ventilação para operar de modo mais eficiente em climas quentes, segundo o informe da Marinha Real.
FONTE / FOTOS: Royal Navy (Marinha Real britânica)
Tradução e edição do Poder Naval a partir de original em inglês
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