DCNS prossegue com os testes de mar da fragata FREMM do Marrocos
A fragata multimissão FREMM encomendada para a Marinha Real Marroquina está realizando provas de mar ao largo da costa francesa, em preparação para a entrega ainda este ano. Em junho, o estaleiro naval DCNS concluiu com êxito uma terceira série de ensaios para testar o desempenho do sistema de combate do navio.
A tripulação e os especialistas da DCNS completaram os últimos ensaios ao largo da costa da Bretanha. Esta série de testes foi planejada para verificar o desempenho dos principais sensores do sistema de combate.
Cenários operacionais foram executados para verificar a consistência dos dados analisados e apresentados pelos sensores do sistema de combate com os resultados obtidos durante as simulações de terra. Testes específicos incluíram sequências de engajamento usando mísseis antiaéreos Aster e mísseis anti-navio MM40, testes de direção de tiro para a arma principal de 76 mm e exaustivos testes do radar multifuncional. Outra capacidade testada do navio foi o controle de aproximação de helicópteros e o lançamento de diversos dispositivos rebocados.
“Esta terceira série de testes no mar representa um marco importante para o programa global e, mais particularmente para o sistema de combate do navio. Nossas equipes testaram exaustivamente o conjunto completo de hardware e software de sistema de combate que coloca as fragatas FREMM entre o mais versáteis e avançados no mercado mundial “, diz Gilles Raybaud, gerente do programa FREMM da DCNS para o Marrocos.
Para familiarizá-los com as operações de bordo, membros da tripulação que assumirão o navio quando ele entrar em serviço na Marinha Real Marroquina participaram nos ensaios. Trabalhando em conjunto com a tripulação da Marinha Francesa, os marroquinos participaram de atividades do passadiço ao controle de propulsão, serviço de quartos e exercícios de segurança e de gerenciamento de plataforma. Os membros da tripulação marroquina completaram o treinamento baseado em simulação em Lorient da DCNS e centros de Le Mourillon para familiarizá-los com os sistemas de gerenciamento da plataforma FREMM.
O vice-almirante Laghmari, inspetor-geral da Marinha Real Marroquina, visitou a futura fragata FREMM Mohamed VI em Lorient, encontrando membros da tripulação marroquina que participaram dos ensaios, felicitando-os pelas tarefas já concluídas. Laghmari os encorajou a continuar a familiarizar-se com o novo navio antes da entrega, e indicou que estava plenamente satisfeito com o andamento do programa e os resultados dos testes de mar.
A primeira série de testes no mar, realizada em abril, demonstrou a conformidade integral dos sistemas de navegação de propulsão do navio com os requisitos de desempenho.
O programa FREMM francês envolve a construção de 12 navios – 11 para a Marinha Francesa e um para a Marinha Real Marroquina.
A DCNS entregou a Aquitaine, a primeira fragata multimissão FREMM, à Marinha Francesa em novembro de 2012.
Em acordo às provisões contratuais, o segundo navio da classe está programado para ser entregue à Marinha Real Marroquina no final de 2013. O navio será batizado Mohammed VI.
A DCNS está trabalhando atualmente em quatro fragatas FREMM em diferentes estágios de construção:
- A terceira, Normandie, começará as provas de mar no final do ano e deve ser entregue em 2014 à Marinha Francesa;
- A quarta, Provence, está quase completa, devendo ser lançada ao mar ainda em 2013;
- A quinta e sexta unidades estão nos estágios iniciais de construção.
Ficha técnica da FREMM
Estes navios de guerra fortemente armados estão sendo construídos pela contratada principal DCNS, para a implantação de sistemas de armas e sensores no “estado-da-arte”, incluindo o radar multifunção Herakles, mísseis de cruzeiro MdCN, mísseis antiaéreos Aster, mísseis antinavio Exocet MM40 e torpedos MU90.
Comprimento total: 142 m
Boca: 20 m
Deslocamento (aprox.): 6.000 toneladas
Velocidade Max: 27 nós
Tripulação: 108 (incluindo tripulação do helicóptero)
Alojamentos: 145 homens e mulheres
Alcance: 6.000 milhas náuticas (a 15 nós)
VEJA TAMBÉM:
- Começam as provas de mar da fragata FREMM do Marrocos, ‘Mohammed VI’
- Com redução de encomenda de FREMM, França pensa em novo navio menos capaz
- Marinha Francesa, força menos afetada por cortes, receberá três FREMM a menos
- Fragata FREMM ‘Aquitaine’ sai do Rio de Janeiro para exercícios com a MB
- Fragata FREMM ‘Aquitaine’ no Rio
- Fragata ‘Aquitaine’ lança com sucesso seu primeiro míssil Aster
- Imagens: primeiro reabastecimento em alto-mar da fragata ‘Aquitaine’
- A fragata FREMM da DCNS
- Lançada a ‘Normandie’, segunda FREMM francesa e terceira da DCNS
- DCNS apresentará nova FREMM durante a Euronaval 2012
- Fotos do interior da Aquitaine, a primeira FREMM francesa
- Primeiro pouso do novo helicóptero Caiman Marine (NH90) a bordo da fragata FREMM
- Primeiro pouso do Lynx na FREMM
- FREMM ‘Aquitaine’ conclui primeiros testes de mar com excelente performance
- Lançada ao mar a primeira FREMM