Havia um periscópio no meio do passadiço; no meio do passadiço havia…

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Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto 3 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

… um periscópio!

vinheta-destaqueA imagem acima é uma “perifoto” tirada a partir de um equipamento presente no passadiço do navio-aeródromo São Paulo (A 12) da Marinha do Brasil, ex-Foch da Marinha Francesa.

Para entender o porquê de haver um periscópio no passadiço do porta-aviões, vamos recuar um pouco no tempo. Muitos estão acostumados a ver imagens de passadiços modernos formando um só compartimento sem divisões, cercado de grandes janelas. Porém, décadas atrás, o mais comum eram as pequenas vigias circulares da chamada “casa do leme”, ou “pilot house” (PH), também chamadas de “conning tower” (especialmente em encouraçados, onde esse compartimento era dotado de pesada blindagem).

Mais ou menos “no meio do caminho” da história que vai dos passadiços dos navios de guerra de ontem para os de hoje, as áreas mais “externas” à casa do leme, e que uniam as duas “asas” do passadiço (ou lais) passaram a ser fechadas por amplas janelas para proteger dos elementos os tripulantes em serviço, mas sem a mesma proteção balística comumente encontrada na casa do leme, onde os tripulantes se abrigavam nas situações de combate.

Esse arranjo também passou a ser comum em porta-aviões, que também incorporavam junto ao passadiço os postos para controle das aeronaves, também amplamente envidraçados.

Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto 2 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo com periscópio - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Com o tempo, “sumiu” a casa do leme segregada e mais protegida, cuja proteção podia ser aumentada ainda mais com o fechamento das vigias, mas o São Paulo, que é um navio construído na década de 1960, mostra ainda essa característica mais tradicional.

Pode-se ver as portas metálicas circulares para fechar as vigias e, quando esse fechamento era necessário, a visão do mundo exterior vinha do periscópio.

O periscópio aparece em destaque nas três primeiras fotos desta sequência (a primeira delas, no alto da matéria, é a vista externa da parte anterior do convoo do navio e do cais, a partir de uma das lentes do equipamento).

Passadiço NAe São Paulo - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 4 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 5 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - foto 3 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo vista geral - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Já as fotos seguintes desta matéria (acima) mostram outros ângulos do interior do passadiço do porta-aviões, incluindo a passagem (que pode ser fechada por uma porta) para a casa do leme e o posto para controle das aeronaves.

Passadiço NAe São Paulo - foto 2 Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

Passadiço NAe São Paulo - vigias da casa do leme vistas de fora - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

A antepenúltima foto desta sequência mostra a visão de uma vigia “de dentro para fora” da casa do leme, na direção da área mais “envidraçada” do passadiço, a penúltima mostra o inverso (a casa do leme vista “de fora para dentro”) e a última imagem, logo abaixo, é a “ilha” do São Paulo vista da plataforma do elevador de vante, que incluímos aqui para situar melhor o leitor. As janelas do passadiço são as inclinadas.

Ilha do NAe São Paulo vista do elevador de vante - foto Nunão - Poder Naval - Forças de Defesa

As fotos foram tiradas durante visita do navio a Santos (SP), em novembro de 2011.

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