borei_class_l3

Um porta-voz da Marinha russa declarou à agência de notícias Interfax-AVN na última sexta-feira (26) que o submarino nuclear Alexander Nevsky, da classe Borei (Projeto 955) realizará disparo com o míssil balístico Bulava.

“Durante a fase final das provas de mar feitas a pedido do governo, o submarino nuclear conduzirá, enquanto submerso, procedimentos com o míssil Bulava”, afirma a fonte. O experimento está previsto para a segunda metade de setembro, sob ordem do Estado-Maior das Forças Armadas russas. Durante o procedimento será empregado o sistema de controle automático de lançamento do submarino.

“Caso o lançamento desse míssil seja bem-sucedido, o submarino retornará às instalações da Sevmash, onde passará por vistoria., após a qual representantes do Comando Central da Marinha assinarão o documento de integração do navio. Esperamos que a bandeira seja asteada no Alexander Nevsky no dia 15 de novembro”, disse o porta-voz da Marinha.

Ainda de acordo com a fonte, o disparo programado para setembro não será um teste. “Todos os problemas pendentes com os mísseis Bulava foram solucionados. O armamento foi testado e transferido para a Marinha. Não haverá envolvimento de empresas na condução desses disparos”.

O Bulava R30 3M30 (RSM-56 em tratados internacionais e SS-NX-30 de acordo com classificação da Otan) é o mais avançado míssil de três estágios movido a combustível sólido produzido na Rússia, e se destina especificamente aos submarinos da classe Borei. Um exemplar do Bulava transporta até dez ogivas independentes com alcance de até 8 mil quilômetros. A vida útil do armaento é estimada até 2040-2045.

166277652

FONTE: Russia Beyond the Headlines via Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments