Três porta-aviões podem ser desativados, diz secretário de Defesa dos EUA
https://www.youtube.com/watch?v=3-5CHAUSOI0
O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, avisou ontem (31) que o Pentágono pode ter que suspender as atividades de pelo menos três porta-aviões, além de ordenar mais diminuições severas nos efetivos do Exército e dos Fuzileiros Navais. O prognóstico só seria evitado caso o Congresso americano agisse a tempo de frear os cortes massivos no orçamento, previstos para serem aplicados já em 2014.
Ao se dirigir a repórteres do Pentágono e, indiretamente, ao próprio Congresso, Hagel declarou que o resultado do corte crescente nas verbas nos próximos dez anos seriam Forças Armadas mal preparadas, pouco equipadas e fadadas a enfrentar inimigos com superioridade tecnológica.
Em seu pronunciamento mais severo até agora, o secretário apresentou o pior cenário possível caso o Pentágono seja forçado a enxugar mais de 50 bilhões de dólares do orçamento previsto para 2014, e mais 500 bilhões ao longo dos próximos 10 anos por conta da decisão do Congresso em manter os cortes automáticos nos investimentos – o chamado Sequestro.
FONTE: Naval Open Source Intelligence (tradução e adaptação do Poder Naval a partir de original em inglês)